Delphi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1934 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Delphi

Alunos: Alison, Alexandre e Odair.
Turma: 1º Semestre ADS.
Disciplina: Programação.
Prof: Herlon.

INTRODUÇÃO

O Delphi é um ambiente de desenvolvimento de aplicações, orientado a objetos, baseada na criação visual através de componentes e na utilização da Programação Orientada a Objetos através da Linguagem Object Pascal que permite o desenvolvimento de aplicações para osistema operacional Windows, com pouco codificação.

Devido ao projeto inicial da arquitetura interna do Delphi e da orientação a objeto, suas características básicas mantêm-se as mesmas desde o seu lançamento em 1995, o que demonstra um profundo respeito com o desenvolvedor. Isto permite que uma aplicação seja facilmente portada de uma
versão anterior para uma nova, simplesmente recompilando-seo código fonte.

Mas, no começo, programar em Windows era algo extremamente complicado e acessível apenas a programadores dispostos a investir muito tempo na leitura de vários livros, intermináveis testes e análise de programas exemplos que mais confundem do que explicam.

Mas porque era tão difícil fazer programas para Windows? Para começar, o Windows usa o conceito de GUI (Graphic UserInterface – Interface Gráfica com o Usuário), que apesar de ser familiar para usuários do Unix e do Mac OS, era novidade para usuários do DOS.

O uso de um sistema GUI implicava em aprender vários conceitos que eram estranhos ao usuário de um sistema baseado em texto como o DOS. Para complicar um pouco mais, o Windows é um sistema multitarefa, e as aplicações são orientadas a eventos, o que implicaem aprender um novo estilo de programação.

O programador tinha que ter alguma familiaridade com as centenas de funções oferecidas pela API (interfase do programa de aplicação) do Windows.

Por tudo isso, programação em Windows era um assunto que costuma provocar arrepios nos programadores.

As linguagens visuais chegaram para mudar esta situação. Foi só com elas que o Windows conseguiucumprir sua promessa de ser um sistema amigável e fácil de usar também para os programadores, que sempre tiveram que pagar a conta da facilidade de uso para o usuário.

Entre as linguagens visuais que surgiram, nenhuma veio tão completa e bem acabada quanto o Delphi. Desde o início ele possuía um compilador capaz de gerar código diretamente executável pelo Windows, proporcionando uma velocidade deexecução de 5 a 20 vezes maior que as linguagens interpretadas
como o Visual Basic e Visual FoxPro que geravam executáveis Pcode que precisam de arquivos auxiliares de run-time.

O tempo de desenvolvimento de qualquer sistema foi reduzido a uma fração do tempo que seria necessário usando outras linguagens e o resultado é muito bom.

Possui ferramenta de desenvolvimento, que aumentam muito aprodutividade, facilitando a programação da aplicação.

O objetivo principal de qualquer ferramenta de desenvolvimento ou linguagem de programação é a criação de aplicações. Determinadas linguagens ou ferramentas devido aos recursos que possuem são mais indicadas para a criação de aplicações comerciais, outras se destinam mais a aplicações científicas ou ainda para a criação de sistemasoperacionais. O Delphi é uma ferramenta RAD (Rapid Application Development – Desenvolvimento Rápido de Aplicações) criada pela Borland. É uma ferramenta de propósito geral, permitindo o desenvolvimento de aplicações tanto científicas como comerciais com a mesma facilidade e alto desempenho.

Integra-se facilmente com a API (Application Program Interface) do Windows, permitindo a criação de programas queexplorem ao máximo os seus recursos, assim como os programas escritos em linguagem C/C++.

Possui um compilador extremamente rápido, que gera executáveis nativos (em código de máquina, não interpretado), obtendo assim melhor performance e total proteção do código fonte.

O Delphi é extensível, sua IDE (Integrated Development Environment – Ambiente de Desenvolvimento Integrado) pode ser...
tracking img