Dell

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1890 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO
O presente estudo de caso ralata sobre empresa norte-americana Dell, caso interessante de ser analisado pelo seu pioneirismo. A empresa Dell foi fundada justamente numa época de mudanças de paradigmas de gestão e de tecnologias, precisamente na década de 80.E se considera como uma cadeia jovem em termos de competição com relação aos seus concorrentes como entre outras cadeias que jáexistiam a décadas no mercado.
Por longa data, a Dell se manteve na liderança do mercado mundial de computadores pessoais, impondo constantemente inovações e acelerando a velocidade evolutiva do setor. Na atualidade permanece entre as melhores cadeias de suprimentos do seu segmento e permanece na liderança, por exemplo, no segmento institucional no Brasil.

2 ANALISE DO ESTUDO DE CASO
Aempresa norte-americana Dell Computadores, fabricante de sistemas de computadores foi fundada na cidade de Round Rock, no Texas. Na atualidade possui mais de 60 mil colaboradores, espalhados pelo mundo, sete fábricas, incluindo uma fábrica no Brasil para atender toda a América Latina. A empresa vende seus produtos e serviços em mais de 170 países e territórios e seu faturamento ultrapassa a dezenas debilhões de dólares anuais. Diante de erros e acertos a Dell teve que se reestruturar geograficamente visando suas vantagens competitivas aprimorando sua logística visando a origem de seus fornecedores conforme gráfico:


A empresa surgiu em 1984 com um capital inicial de US$ 1.000,00 e uma idéia sem precedente na área de computadores pessoais: eliminar intermediários que agregassem poucovalor para os produtos e vender sob medida para os clientes comercializando diretamente com os usuários finais.
Nesse sentido, a empresa contribui em uma série de inovações não somente em termos de produto, mas principalmente de estratégias e na configuração de gestão de sua cadeia de suprimentos. Para Fleury (2002), a cadeia de suprimentos Dell é certamente uma das cadeias que mais avançou noconceito de SCM, ao estabelecer um esquema de distribuição direta, oferecendo customização em massa e um grau tão avançado de parceria nas terceirizações que pode ser chamado de integração virtual em parceria com a Unysis, empresa de serviços de TI, que gerencia sua estrutura.
O funcionamento da cadeia localizada no Brasil se dá da seguinte maneira. O cliente quando toma a decisão de compra doproduto e ao confirmá-la, aciona toda a cadeia de suprimentos, via internet ou call center. O pedido aciona aos fornecedores que em um breve lapso de tempo, entrega o Kit de componentes, aplicando a estratégia de just in time, enviando o fornecimento para a fábrica, procedente de importações e da zona franca de Manaus.
Entrando o Kit de componentes na linha de produção, uma equipe formada por trêscolaboradores especializados, fica encarregada de montar o produto solicitado. Ao começar a montagem, se abre um histórico de acompanhamento de vida útil do produto que servirá até a etapa do pós consumo.
Quando o produto já está montado vai para formatação dos softwares e, posteriormente para o laboratório de qualidade, onde se testa por 48 horas e assim, se procede a realizar todos os ajustes ecorreções necessárias em função da qualidade. Terminado os testes e aprovado, o produto é embalado conjuntamente com os acessórios (mouse, teclado, cabos de força, CD e documentação) e direcionado para expedição. Quanto ao monitor, que vem da zona franca de Manaus, é agregado ao produto num centro de distribuição, o merger center, que tem a finalidade de buscar economia de tempo e custos detransporte, a caminho para entrega.
Ao sair o produto da fábrica, transportado pela empresa Mercúrio, que o transporta até São Paulo e Rio de Janeiro pelo modal rodoviário e a partir de aí, pelo modal aéreo para chegar conforme o prazo combinado com cliente final, que por sua vez, pode acompanhar via internet o status do seu pedido durante todo o processo de negócio da cadeia de suprimento: desde o...
tracking img