Definindo marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1347 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O escopo do marketing
Entender o que é marketing, como ele funciona, a que se aplica e por quem é feito.

O principal objetivo do Marketing é tornar superfluo o esforço de Marketing O objetivo do marketing é conhecer e entender o cliente tão bem que o produto ou o serviço seja adequado a ele e se venda sozinho.

Sony projetou o PlayStation, Gillette lançou a lâmina Mach III Toyota apresentouo automóvel Lexus,
Receberam uma enxurrada de pedidos porque haviam projetado o produto 'certo', com base numa cuidadosa lição de casa de marketing.

1

Troca e transações
Uma pessoa pode obter um produto de quatro maneiras. Ela pode produzir o produto Caçando, pescando ou colhendo frutos, Pode utilizar a força para obter o produto, assaltando ou roubando. Pode mendigar, como fazem osmoradores de rua para conseguir comida. Ou então pode oferecer um produto, serviço ou dinheiro em troca de alguma coisa que deseja.

A troca,
É o conceito central do marketing, envolve a obtenção de um produto desejado de alguém oferecendo algo em troca.

Para que o potencial de troca possa existir, cinco condições são essenciais
1. Que existam pelo menos duas partes. 2. Que todas as partespossuam algo que possa ter valor para as outras partes. 3. Que todas as partes tenham capacidade de comunicação e de entrega. 4. Que todas as partes estejam livres para aceitar ou recusar a oferta de troca. 5. Que todas as partes acreditem ser adequado participar da negociação.

2

Transação
É quando há uma permuta, ou seja, troca de um objeto por dinheiro ou troca de objeto por objeto.Transferência
É a transferência uma permuta, ou seja, troca de um objeto por dinheiro ou troca de objeto por objeto.

O marketing têm como objetivo provocar uma resposta comportamental da outra parte.
•Uma empresa deseja realizar uma venda, •Um candidato deseja um voto, uma igreja deseja um membro ativo, •Um grupo de ação social deseja a adoção acalorada de uma causa.

O marketing consiste natomada de ações que provoquem a reação desejada de um público-alvo.

Para realizar trocas bem-sucedidas, os profissionais de marketing analisam aquilo que cada uma das partes espera da transação. Simples situações de troca podem ser mapeadas por meio da identificação de dois participantes e do fluxo de desejos e ofertas existente entre eles. Suponha que a John Deere, líder mundial em equipamentosagrícolas, pesquise os benefícios que uma grande empresa agrícola deseja ao comprar tratores, plantadeiras e colheitadeiras.

3

Esses benefícios incluem equipamentos de alta qualidade, preço justo, entrega pontual, boas condições de financiamento e peças de reposição e serviços de qualidade. Os itens na lista de desejos não têm a mesma importância e podem variar de um comprador para outro.Uma das tarefas da John Deere é descobrir a importância relativa desses diferentes desejos para o comprador.

A John Deere também tem uma lista de desejos. Deseja um bom preço pelo equipamento, pagamento pontual e propaganda boca a boca positiva. Se houver compatibilidade suficiente entre essas duas listas, existirá uma base para transação. A tarefa da John Deere é formular uma oferta que motive aempresa agrícola a comprar seus equipamentos. A empresa agrícola, por sua vez, poderá apresentar uma contra-oferta. Esse processo de negociação leva a condições aceitáveis por ambas as partes ou à decisão de não levar adiante as negociações.

A que se aplica o marketing? Os profissionais envolvem-se no marketing de bens, serviços, eventos, experiências, pessoas, lugares, propriedades,organizações, informações e idéias.

4

BENS Bens tangíveis ou produtos constituem a maior parte do esforço de produção e marketing da maioria dos países. A economia dos Estados Unidos sozinha produz e comercializa a cada ano bilhões de produtos frescos, enlatados, ensacados e congelados, além de milhões de carros, refrigeradores, televisores, máquinas e vários outros bens, que sustentam a economia...
tracking img