Ficha do modulo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (546 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Ficha de trabalho

1.1- A cultura influencia o que os indivíduos valorizam no grupo ou na sociedade em que vivem. Assim, o que nos parece belo ou feio, mau ou bom, respeitável ou indecoroso,verdadeiro ou falso, são ideias que nos são socialmente transmitidas, ou seja, aprendemos a achar belo ou feio, aquilo que na nossa sociedade assim é considerado. Este conjunto de ideias, próprias de cadagrupo ou de cada sociedade, que definem o que é considerado importante, significativo ou desejável, constitui um sistema de valores.

2.1-As perspectivas de ética referidas no texto são: a éticanormativa, que procura estabelecer, recorrendo a argumentos, o que se deverá entender por um comportamento correcto -ético e a ética aplicada ocupando-se de problemas morais concretos.
3.1- A éticadepende das relações que se estabelecem entre o sujeito e os outros, os valores éticos têm sempre como suporte a pessoa – dimensão pessoal – e a construção da pessoa como a pessoa como sujeito éticoresulta e reflecte a sua vivência em sociedade – dimensão social. Mas também entre o sujeito e as instituições, as instituições contribuem para a construção da pessoa enquanto sujeito ético,transmitindo-lhe os valores socialmente aceites
3.2-O crescimento exponencial do poder técnico do homem tem provocado a destruição dos mecanismos de equilíbrio da natureza e é uma ilusão pensar que apenas medidasde política económica ou mesmo transformações no padrão energético serão capazes de superar a crise ambiental. O pensamento técnico cientifico e as transformações por ele provocadas assentam em valorese normas, cuja transformação implica uma reformulação do pensamento reflexivo sobre esses valores e sobre essas normas que regem a acção humano, no sentido de os reorientar para a função deprotectoras da natureza.
4.1- O conceito de Estado dos pensadores gregos era bastante diferente do nosso. Para nós, na actualidade o Estado é um aparelho orgânico que exerce um certo número de funções...
tracking img