Deficiencia visual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1826 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DEFICIÊNCIA VISUAL NO ÂMBITO ESCOLAR


Aldenora Gonçalves da Silva
Alessandro Ferreira de Souza
Geildon Nascimento Aguiar
Solange Ornelis da Paz SouzaRESUMO
O presente artigo tem como tema Deficiência visual no âmbito escolar, tendo como objetivo geral verificar a inclusão do deficiente visual no âmbito escolar, e como específicos identificar as principais dificuldades encontradas pelos alunos que apresentam deficiência visual no âmbito escolar, Verificar a acessibilidade da escolapara atender o deficiente visual e Analisar os recursos/adequações utilizados pelos professores para facilitar o aprendizado do aluno deficiente visual na escola. Este artigo foi realizado através de revisões bibliográficas e pesquisa de campo com entrevistas semi estruturadas aos professores e alunos com deficiência visual na escola Estadual de Rio Branco- Acre de ensino fundamental e médioDoutor João Batista Aguiar, o mesmo tem como finalidade de identificar se estar acontecendo a inclusão nas escolas, principalmente dos deficientes visuais.

Palavras-chave: Deficiência visual, Inclusão, Âmbito Escolar.

1. INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo realizar uma reflexão sobre a Inclusão de pessoas com deficiência visual na escola.
Nesta perspectiva, abordaremos os seguintesconteúdos: baixa visão; aprendizagem de pessoas cegas e com baixa visão; uso de recursos didáticos para sua educação; finalizando com algumas perguntas frequentes acerca desses temas.
Este fato é fundamental para o avanço da sociedade contemporânea na luta contra a discriminação, pois auxilia na valorização e inclusão das pessoas com deficiência visual, aumentando suas possibilidades dedesenvolvimento profissional, produtivo e promovendo sua integração social mais digna.
A inclusão dos deficientes visuais é uma responsabilidade social. Propiciar aos deficientes a oportunidade para que exerçam, de fato, sua cidadania, vai além de inserir o aluno na escola.
Abordando o trabalho Deficiência Visual de Marta Gil, na qual trabalha os graus de visão abrangendo um amplo aspecto depossibilidades desde a cegueira total, até a visão perfeita. De acordo com Marta Gil a expressão Deficiência Visual se refere ao aspecto que vai da cegueira até a visão subnormal.
Visão subnormal ou baixa visão é a alteração da capacidade funcional decorrente de fatores como rebaixamento significativo da acuidade visual, redução importante do campo visual e da sensibilidade aos contrastes e limitações deoutras capacidades( GILL,Marta 2000).
A maioria das crianças com deficiência visual possui algum grau de visão, pouca são totalmente cegas. Mas, muitas que tem algum grau de visão são consideradas cegas e tratadas como tal, dessa forma perdem os benefícios que o uso da visão residual poderia trazer a seu processo de desenvolvimento e á sua qualidade de vida.( GIL, marta 2000).
Para Sassaki(1997), Stainback e Stainback (1999) o processo de inclusão vem sendo discutido e implementado desde a década de 90. O principal objetivo desse processo é promover a participação social concreta das pessoas com necessidades especiais. O princípio da inclusão observa que a sociedade deve fornecer as condições para que todas as pessoas tenham a possibilidade de ser um agente ativo na sociedade. Dessemodo, temos como condições básicas a reestruturação da sociedade para que a pessoa com deficiência consiga exercer seus direitos, sendo que ações inclusivas devem estar presentes em todos os aspectos da vida do indivíduo, tais como no campo educacional, laboral, esportivo, recreativo, entre outros.
Na educação inclusiva é essencial que haja a inclusão social dos alunos com deficiência com os...
tracking img