Defeitos dos textos comerciais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (567 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Defeitos dos textos comerciais
Existem algumas palavras que por vazias de significação, que deveriam ficar fora de um texto comercial ou administrativo. São elas: aspecto, casualmente,circunstancia, coisa, conjuntura atual, com referencia a, de acordo com, efetivamente, ensejo, então, eventualmente, fatores, mui respeitosamente, negócio, oportuno, oportunamente, outrossim, seu estimado favor,sobretudo, por outro lado, ao mesmo tempo, por sua vez, via de regra, verdadeiro caos, lacuna preenchida, por especial obséquio, para os devidos fins, motivos de ordem superior.
O uso desnecessário detais expressões gera um texto desinteressante, sem destaque, incapaz de provocar qualquer expectativa e estimular a leitura. Funcionam esses termos e expressões como elementos que contribuem para aineficiência de qualquer redator profissional.

A redação administrativa deve primar pela concisão e precisão vocabular. A preocupação deve ser com a informação e o receptor. Por isso é que serecomenda o uso da denotação, de palavras simples, conhecidas, textos sem adjetivação excessiva nem muitos advérbios. Também é recomendável a eliminação de estrangeirismos, se possível, bem como deconjunções impertinentes. A ligação de uma frase com outra deve ser feita por meio de ideias, como no exemplo seguinte
O diretor estará hoje na empresa, porque se encontra doente.
O diretor não estra hoje naempresa. Ele esta doente.

Prejudicam ainda a legibilidade o acumulo de gerúndios, particípios, tempo composto, voz passiva. Evite-se, principalmente, iniciar frase com “sendo...”
Sendo aprovado naentrevista, será contratado.
Se for aprovado na entrevista, será contratado.

Considere-se que agiria eh um obstáculo na redação comercial não transposto por redatores iniciantes. Em virtude de umuniverso vocabular tem sido reduzido de alguma palavra e há um punhado de expressões do tipo uh, ui, hein, um, sei, pá, pam, aí, então, sabe como é, a tendência é redigir cartas com duas ou três...
tracking img