Decameron

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8110 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DECAMERÃO


Giovanni Boccaccio


Obtida de: "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Estrutura_do_Decamer%C3%A3o&oldid=25611605"





PRIMEIRA JORNADA - RAINHA PAMPINÉIA

►Temática: tema livre, de acordo com a preferência de cada um.




Pânfilo

O Senhor Ciappelletto engana um santo frade fazendo-lhe uma falsa confissão; e morre. Em vida tendo sido muito mau, é considerado santo após amorte, passando a ser chamado de São Ciappelletto.

Neífile

O judeu Abraão, sob a instigação de Giannotto di Civigni, vai à corte de Roma. Observando a maldade dos sacerdotes, retorna a Paris, onde se torna cristão. (O autor italiano Benvenuto da Ímola diz ser verídico este fato, que deve ter ocorrido antes da transferência do papado para Avinhon, em 1304.)

Filomena

O judeu Melquisedeque evita, comuma narrativa de três anéis, um enorme perigo que lhe fora preparado por Saladino.

Dionéio

Um monge que caíra em pecado e merecedor de punição muito severa, escapa dessa pena acusando o seu abade de culpa semelhante.

Fiammetta

Com um banquete de galinhas e certas palavrinhas amáveis, a Marquesa de Monferrato consegue reprimir o amor do rei da França.

Emília

Um homem digno confunde, pela suaboa resposta, a perversa hipocrisia dos religiosos.

Filóstrato

Narrando uma novela de Primasso e do Abade de Cligni, Bergamino critica com honestidade uma nova avareza surgida no Senhor Cane della Scala.

Laurinha

Com nobres palavras, Guilherme Borsiere fere a avareza do Senhor Ermino dos Grimaldi.

Elisa

Vendo-se melindrado por uma mulher da Gasconha, o rei de Chipre transforma-se, de mau queera, em homem de muito valor.

Pampinéia

O Professor Alberto, de Bolonha, de maneira elegante, faz envergonhar-se uma mulher que quis envergonhá-lo por ele ter se apaixonado por ela.

Despedida

A rainha resolve nomear logo sua sucessora, indicando a Filomena, para que esta desde então adote as providências devidas, colocando então a coroa feita de guirlanda de flores sobre a cabeça de Filomena.Esta indica o tema da jornada, encerrando-se a noite com um canto por Emília.




SEGUNDA JORNADA - RAINHA FILOMENA

►Temática: fala-se da pessoa que, perseguido por toda sorte de adversidades, conseguiu um resultado feliz, superando todas as expectativas.




Neifile

Martelino, fingindo-se aleijado, age como pessoa que se cura pela graça de Santo Arrigo. Descoberta em seguida a farsa, Martelinoé vaiado e entra, em dado momento, em perigo de ser pendurado pelo pescoço a uma corda. Finalmente, salva-se.

Filóstrato

Rinaldo d'Asti é roubado; surge em Castel Guglielmo, onde uma viúva o hospeda. Ressarcido de seus prejuízos, retorna, são e salvo, à sua casa.

Pampinéia

Por gastarem mal os seus pertences, três moços ficam pobres. Um sobrinho deles, fazendo-se acompanhar por um abade, voltaà sua casa, impelido pelo desespero. E descobre que esse abade era, disfarçada, a filha do rei da Inglaterra, a qual se casa com ele e paga os prejuízos sofridos pelos tios, fazendo-os voltar a situação econômica muito boa.

Laurinha

Landolfo Ruffolo, depois de ficar muito pobre, faz-se corsário. Preso pelos genoveses, foge para o mar. Salva-se em cima de uma caixa cheia de joias caríssimas. EmCorfu, salva-o uma mulher; e retorna à sua casa, outra vez muito rico.

Fiammetta

Dirigindo-se a Nápoles, para comprar cavalos, Andreuccio, de Perúgia, é surpreendido por três graves acidentes, uma noite; saindo ileso de todos, retorna à própria casa com um rubi.

Emília

A Senhora Berítola é encontrada, em companhia de dois cabritos, numa ilha. Tendo perdido dois filhos, ela parte paraLunigiana. Ali, um dos filhos indispõe-se com o empregador dela: e fica apaixonado pela filha dele, patrão, sendo, em consequência, atirado na prisão. A Sicília fica revoltada contra o Rei Carlos. Reconhecido pela mãe, o filho casa-se com a filha do patrão. Depois, o moço encontra-se com seu irmão; e volta à existência farta de antes.

Pânfilo

O Sultão da Babilônia faz viajar a sua filha, a fim de que...
tracking img