Sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1379 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Usa-se a palavra “sustentabilidade” para qualquer coisa. Fala-se muito emdesenvolvimento sustentável, crescimento sustentável, sustentabilidade econômica, negóciossustentáveis, sustentabilidade ecológica, marketing sustentável, e assim por diante.A verdade, no entanto, é que poucos compreendem o que seja “sustentabilidade”.Muitas pessoas associam-na à preservação do meio ambiente. Éuma compreensão correta,porém incompleta. Sustentabilidade é muito mais do que cuidar do planeta para que seusrecursos sejam utilizados de forma responsável e não destruídos.Apesar da falta de informação sobre o conceito de sustentabilidade, a sociedade torna-se cada vez mais consciente da necessidade de preservação dos recursos naturais. Nesse novocenário “sustentável” de consumidores “verdes” foinecessária uma adaptação dasorganizações para continuarem a atender seu público. Assim, as empresas viram-se obrigadasa adotar uma abordagem sócio-ambiental. Para tanto, foi preciso a adaptação da produção emtodas as suas etapas, a começar pela produção de energia, uma vez que seus antigos métodospoluíam o meio ambiente e destruíam ecossistemas.


"Desenvolvimento sustentável é odesenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes,sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades."
Relatório Brundtland, 1987, ONU (Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento - tema "NossoFuturo Comum").
Sustentabilidade é um modelo de gestão de negócios que visa o retorno para osacionistas, ao mesmo tempo em que leva em consideração os impactos dasoperações no meioambiente e na sociedade, protegendo recursos humanos e ambientais. Desta forma, umaempresa sustentável deve olhar para três aspectos:- Gerar lucro e retorno, sendo economicamente viáveis e eficientes.- Estar atento ao impacto das atividades, direta e indiretamente, sobre o meio ambiente.- Cuidar das relações com a sociedade, colaboradores e clientes.Esta concepção começa a seformar e a difundir-se junto com o questionamento doestilo de desenvolvimento adotado, quando se constata que este é ecologicamente predatóriona utilização dos recursos naturais, socialmente perverso com geração de pobreza e extremadesigualdade social, politicamente injusto com concentração e abuso de poder, culturalmentealienado em relação aos seus próprios valores e eticamente censurável no respeitoaos direitoshumanos e aos das demais espécies. O conceito de sustentabilidade comporta sete aspectosprincipais.
1.1 Sustentabilidade Social
Esta dimensão social da estabilidade realça o papel dos indivíduos e da sociedade, eestá intimamente ligada à noção de bem-estar. Os princípios da sustentabilidade socialclarificam o papel dos indivíduos e a organização da sociedade e, tendo por objetivoaestabilidade social beneficiam também as gerações futuras. Estes são:• a garantia da auto-determinação e dos direitos humanos dos cidadãos;• a garantia de segurança e justiça através de um sistema judicial digno e independente;
5• a luta constante pela melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, que não deve ser reduzidaao bem-estar material;• a promoção da igualdade de oportunidades;• a inclusãodos cidadãos nos processos de decisão social, a promoção da autonomia dasolidariedade e da capacidade de auto-ajuda dos cidadãos;• a garantia de meios de proteção social fundamentais para os indivíduos mais necessitados.
1.2
Sustentabilidade Econômica
O conceito é redutor já que também os recursos econômicos têm de ser preservados,assim como o espaço de manobra para as gerações futuras. Além domais, a sustentabilidadeecológica só pode ser alcançada por sociedades que desenvolvam comportamentoseconomicamente sustentáveis. Os seus princípios residem sobretudo:• na organização de estruturas econômicas de longo prazo que devem responder às exigênciasde sistemas estáveis;• na preservação do capital real, como infraestruturas e edifícios;• na estabilização do valor monetário, prevenindo a...
tracking img