Dc salta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4726 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Seminário Adventista Latino Americano de Teologia
Faculdade Adventista da Amazônia
Relatório de Leitura
Nome do Aluno: ALDREI RODRIGO GASPARINI DA SILVA Data: 17/04/2011
Disciplina: INTRODUÇÃO GERAL A BIBLIA - IGB
Obra: COMPREENDENDO AS ESCRITURAS
Autor: GEORGE W. REID
Título do Capítulo: 1 - ANTECEDENTES HISTORICOS DA INTERPRETAÇÃO BIBLICA ADVENTISTA
Autor do Capítulo: ALBERTO R. TIMM1 - A igreja cristã foi originalmente construída sobre a plataforma hermenêutica da Bíblia como seu próprio intérprete. Logo após o período apostólico, porém, a Igreja começou a sair dessa plataforma aceitando certas alternativas hermenêuticas não – bíblicas. Esta avaliação histórica enfatiza alguns dos importantes pontos hermenêuticos decisivos dentro da igreja cristã que proveram a base maisampla para o desenvolvimento da interpretação adventista das escrituras.
2 - A Reforma do século 16 foi primeiramente uma reforma hermenêutica. Foi capaz de abalar a autoridade da Igreja Católica Romana e de gerar uma duradoura reforma eclesiástica. Martinho Lutero rompeu com muitas tradições medievais extra – bíblicas e com a hegemonia hermenêutica católica romana, permitindo, assim, que aBíblia falasse diretamente a cada crente.
3 - Miller estudava as Escrituras dentro da estrutura hermenêutica provida (1) pelo princípio protestante de tomar a Bíblia com seu próprio intérprete (sola scriptura), (2) pelo método histórico-gramatical protestante, e (3) pelo ramo da escola protestante historicista pré-milenial de interpretação profética, que não aceitava a teoria dispensionalista darestauração dos judeus na Palestina como um cumprimento da profecia.

4 - C.Mervyn Maxwell observa que embora os adventistas sabatistas reivindicassem o princípio da sola scriptura da Reforma do século 16, eles o desenvolveram além dos reformadores com referência à restauração mais plena da verdade bíblica.
5 - No final da década de 1960, os eruditos adventistas preocuparam-se com a tarefa exegéticamais prática de interpretar corretamente as várias passagens das Escrituras, utilizando princípios hermenêuticos já definidos nos primeiros dias do movimento. Contudo, principiando com o início da década de 1970, alguns eruditos adventistas começaram a expressar publicamente sua preferência por metodologias hermenêuticas alternativas (especialmente o método crítico-histórico) em lugar do métodohistórico-gramatical.

Título do Capítulo: 2 – FÉ, RAZAO E O ESPIRITO SANTO NA HERMENÊUTICA
Autor do Capítulo: JOHN T. BALDWIN

1 - A hermenêutica envolve um processo racional que utiliza as faculdades de raciocínio do intelecto humano, atribuindo, desse modo, uma função centra à razão humana na interpretação das Escrituras. Contudo, uma série de indagações discute a razão e a fé conformerelacionadas com a hermenêutica.
2 - Por um lado discutindo-se a fé e a razão há um senso de que, de certo modo, é bom tomar em consideração a crítica por meio da análise racional. Pedro exorta os crentes a estarem preparados para apresentar uma “razão” ou uma “defesa” a qualquer que lhes pergunte sobre alguma postura cristã (1Pe 3:15). Isto implica a importância da evidência em relação á crença e,portanto, parece endossar, de certa forma, o que tem sido chamado de “crença cristã fundamentada”.
3 -Além do impacto do pecado sobre a razão humana, a aceitação de uma interpretação literal das Escrituras enfatiza os motivos por que é difícil, se não impossível para a mente natural interpretar corretamente a Bíblia.
4 - Concernente a Guilherme Miller nos é dito que “Deus mandou Seu anjo mover ocoração de um lavrador, que não havia crido na Bíblia, a fim de levar a examinar as profecias. Anjos de Deus repetidamente visitavam aquele escolhido, para guiar seu espírito e abrir à sua compreensão profecias que sempre tinham sido obscuras para o povo de Deus” (PE 229).

5 - Jesus apresenta uma notável e animadora promessa concernente ao poder hermenêutico do Espírito Santo: “Mas o...
tracking img