David hume - teorias explicativas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2837 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola …..
– Disciplina de Filosofia –
Ano Lectivo: 2011/2012

Teorias Explicativas de David Hume
Trabalho realizado por:

ÍNDICE

FILOSOFIA
ÍNDICE 2
INTRODUÇÃO 3
O EMPIRISMO 4
ELEMENTOS DO CONHECIMENTO 6
ELEMENTOS DO CONHECIMENTO - SUJEITO 7
ELEMENTOS DO CONHECIMENTO- OBJETO 8
ELEMENTOS DO CONHECIMENTO: IMPRESSÕES E IDEIAS 9
TIPOS DE CONHECIMENTO 10
TIPOS DECONHECIMENTO 11
O PROBLEMA DA CAUSALIDADE: O HÁBITO OU COSTUME 12
O PROBLEMA DA CAUSALIDADE: O HÁBITO OU COSTUME 13
O PROBLEMA DA CASUALIDADE 14
O CETICISMO MODERADO DE HUME 17
O EU, O MUNDO E DEUS 19
CONCLUSÃO 20
WEBLIOGRAFIA 21

INTRODUÇÃO

Este trabalho foi-nos sugerido pela professora Ana Paula Peixoto da disciplina de Filosofia e visa as teorias explicativas do conhecimento de DavidHume.
Vamos começar por falar um pouco sobre o filósofo:
Nascido em Edimburgo a 7 de Maio de 1711, o filosofo e historiador escocês frequentou a universidade local e complementou a sua formação em França onde concluiu o Tratado da Natureza Humana, que se tornou no expoente maior da sua vasta obra, apesar de aquando da sua publicação ter estado de longe de ser considerado um sucesso, o que fezcom que alterasse alguma da sua forma.
Com uma vida muito instável, Hume foi recusado por algumas universidades, enveredando pela vida militar que deixou para trabalhar numa biblioteca, donde saiu para secretário de uma Embaixada entre outros importantes cargos públicos.
Precursor de Kant, levantou o problema da origem do conhecimento e deu bastante importância à experiência.
Era ateu, o quecontribuiu para que também as suas obras fossem postas no Índice de Livros Proibidos da Igreja Católica.
Assumindo-se como favorável à independência dos Estados Unidos da América, a sua influência está bem patente na Constituição Americana.
Morreu em Edimburgo a 25 de Agosto de 1776, com 65 anos.
Após esta pequena biografia do filósofo em estudo, vamos dar a conhecer a sua teoria e os seuspensamentos.

O EMPIRISMO

Na filosofia, Empirismo é um movimento que acredita nas experiências como únicas (ou principais) formadoras das ideias, discordando, portanto, da noção de ideias inatas.
O empirismo é descrito-caracterizado pelo conhecimento científico, a sabedoria é adquirida por percepções; pela origem das ideias por onde se percebe as coisas, independente de seus objetivos esignificados; pela relação de causa-efeito por onde fixamos na mente o que é percebido atribuindo à percepção causas e efeitos; pela autonomia do sujeito que afirma a variação da consciência de acordo com cada momento; pela concepção da razão que não vê diferença entre o espírito e extensão, como propõe o Racionalismo e ainda pela matemática como linguagem que afirma a inexistência de hipóteses.
Na ciência,o empirismo é normalmente utilizado quando falamos no método científico tradicional (que é originário do empirismo filosófico), o qual defende que as teorias científicas devem ser baseadas na observação do mundo, em vez da intuição ou da fé, como lhe foi passado.
O termo tem uma etimologia dupla. A palavra latina experiência, de onde deriva a palavra "experiência", é originária da expressão gregaεμπειρισμός. Por outro lado, deriva-se também de um uso mais específico da palavra empírico, relativo aos médicos cuja habilidade derive da experiência prática e não da instrução da teoria.
É habitual incluir a filosofia de David Hume no chamado empirismo.
Resumidamente o empirismo afirma que todo o conhecimento tem origens na experiencia, nas impressões acerca dos objectos do mundo externo,fornecidas pelos sentidos. Há impressões simples e impressões complexas.

As ideias têm origem em impressões sensoriais (são copias enfraquecidas das impressões sensoriais) e também podem ser simples ou complexas.
Qualquer ideia tem origem numa impressão e deve poder relacionar-se com a impressão correspondente.

ELEMENTOS DO CONHECIMENTO
Segundo o filósofo empirista David Hume todos os...
tracking img