Data warehouse

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1416 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

O principal objetivo deste trabalho é apresentar o tema Data Warehouse, bem como verificar e apontar sua importância atribuída à qualidade de informação e sua aplicabilidade dentro das empresas. O estudo aborda Data Warehouse como sistema de informação gerencial, por estar diretamente associado à qualidade de informação, base fundamental para uma boa tomada de decisão.A alta administração quando deixa de receber informações exatas sobre a eficiência e efetividade das operações internas por utilizar-se de sistemas de informações obsoletos, acaba tornando-se bastante vulnerável frente aso seus competidores, visto que possibvelmente poderá tomasr decisões equivocadas.
Este presente trabalho é iniciado com esta introdução, seguida da apresentação dosconceitos empregados. A seguir, é apresentada um estudo de caso mostrando a aplicabilidade e importância da Data Warehouse dentro da contabilidade gerencial e, por fim, é apresentada a conclusão deste trabalho.

2. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO: DATA WAREHOUSE

2.1 Origem

Conforme FAVARETTO imenciona em sua pesquisa, Data Warehouse surge com a necessidade de informações precisas eeficazes. Ele enfatiza ainda que este conceito emerge a partir da necessidade em integrar dados corporativos dispersos e fazê-los acessíveis ao nível organizacional responsável pela processo decisório. Assim, a evolução da tecnologia da informação vem a auxiliar no desenvolvimento dos sistemas de informação empresarial.

No final do século XX a revolução da Tecnologia da Informação (TI)começa a convergir para a “gênese de um mundo novo”. Esta revolução atua remodelando as bases materiais da sociedade e induzindo à emergência da informação como a base material de uma nova sociedade, tendo uma importância igual ou maior que a da Revolução Industrial. Uma das principais características do paradigma tecnológico informacional é que a informação é a matéria-prima fundamental e não apenasinformação para agir sobre a tecnologia, como foi o caso das revoluções anteriores (CASTELLS, 1999).
Nas duas últimas décadas do Século XX surgiram as primeiras iniciativas de demanda por Sistemas de Informações (SI) que pudessem suportar a tomada de decisão gerencial. À medida que o ambiente de negócios se torna mais dinâmico e competitivo, a necessidade de implementação de taissistemas cresce significativamente, sendo necessário desenvolver sistemas para o gerenciamento da qualidade de dados, em função do volume que estes assumiram.
Enquanto as empresas lidavam com todos os recursos computacionais de processamento e gerenciamento, elas não absorviam o uso de ferramentas de apoio à decisão. Foi quando, nesse período, surgiram os conceitos Data Warehouse,desenvolvidos a partir da necessidade das grandes corporações disporem de melhores informações para tomada de decisão, baseada em grandes volumes de dados.
A soma dos desafios tecnológicos e a própria pressão do mercado por empresas mais atentas às relações com seus clientes justificam a tendência de usar as soluções de qualidade da informação (QI) que surgiram no fim da década de 1990, as quaisidentificam categorias e dimensões inspiradas nos processos de gestão de qualidade da manufatura, aplicados aos SI por pesquisadores do Massachussets Institute of Technology – MIT.

Desta forma, o data warehouse surge através do amadurecimento dos sistemas de informação empresariais, estimulados também pela crescente necessidade de análise dos dados.
Nesse contexto, a implementação dodata warehouse passou a se tornar realidade principalmente nas grandes corporações. Assim, cresce cada vez mais o mercado de suporta e oferecem estas ferramentas de gestão.

2.2 Conceitos

Definições de Data warehouse como a que podemos encontrar no SERPRO, diz que trata-se de uma coleção de dados, organizados por assunto, integrados, não-voláteis, históricos, cujo propósito é fornecer...
tracking img