Das avessas da inteligencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (361 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Das Avessas da Inteligência
Curso: Bacharelado em Ciência e Tecnologia
Disciplina: Produção de Textos
Professor: André

O caso se deu mais ou menos da forma que vou relatar. Prova de InglêsInstrumental, sala cheia de calouros e uma certa aflição no ar. Nada diferente, na verdade, do costumeiro “Dia de Prova”.
O professor mantendo um olhar ora atento, ora distraído, acompanha o passar dotempo perambulando por entre as filas de cadeiras. Esta disciplina tem fama, principalmente entre os alunos da área de exatas, de ser apenas mais uma daquelas de encher lingüiça – afinal, para quemanda apavorado com os cálculos, lógicas e outras derivações da álgebra, interpretar textos escritos em inglês nem deveria ser cobrado como nota obrigatória para se promover no curso. Mas vamos lá,afinal, o maior perigo parece ser o tropeço nos falsos cognatos.
Somando-se a isso a noção recorrente de que é da natureza do aluno colar em provas, aqueles quatro da fileira do canto, encostados à paredee próximos da porta, entenderam de subestimar a capacidade de análise do professor. Principalmente a partir do momento em que trocar informações e até mesmo as próprias provas não representou problemaalgum. O quarteto era formado justamente pelos dois alunos com maior dificuldade de aprendizado da sala – para não dizer burros mesmo – e pelos dois Caxias que à custa de cursos particulares,dominavam o idioma de Shakespeare com tranqüilidade.
Esqueceram porém, neste exercício mutuo de auxilio continuado, de compartilhamento voluntário de informações, de checagem de consistência de dados, detroca sinergética de energia cognitiva ou ainda qualquer outra forma de relativizar o ato de pedir a um colega que responda para si as questões dadas em um teste – ou seja, colar mesmo – de modificaralgumas palavras, trocar algumas frases de lugar, usar sinônimos, palavras correlatas. Faltaram os colantes copiarem para suas folhas os mesmos nomes e RAs dos colegas colados.
Resultado final: um...
tracking img