O estado brasileiro e os ciclos de poder de maquiavel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (321 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Estado brasileiro passa a existir em 22 de abril do ano de 1822 desvinculando-se do Estado de Portugal. Dessa data até o ano de 1847 percebe-se a presença do poder pela força, com osgovernos de Dom Pedro I e Dom Pedro II (além dos governos regenciais).
Em 1847, o Estado brasileiro cria um parlamentarismo “às avessas”, que sugere uma idéia, falsa, de governo plural. Apesardo sistema parlamentarista, o poder moderador (vigente desde a Constituição de 1824) continuava a deixar o poder na mão do Imperador brasileiro (Pedro II). Percebe-se, portanto, um poder quealia a força e a inteligência, de acordo com os ciclos de poder de Maquiavel.
No ano de 1889, instaura-se a República brasileira. O governo de Dom Pedro II acaba e inicia-se no país umgoverno oligárquico, um colegiado que decidia as questões estatais com pouquíssima participação popular.
A revolução de 1930 fará um breve retorno ao caos (marco zero) e colocará Getúlio Vargasno poder. Vargas governará até 1945 em um sistema que aliava a força de um regime ditatorial com a sua inteligência política.
O Brasil passará então por 19 anos de governo democrático, como povo, ao menos constitucionalmente, decidindo os rumos do Estado. Todavia, em 1º de abril de 1964, o golpe militar restabeleceu por alguns instantes o caos e logo deu início a uma ditaduramilitar, um governo antidemocrático e governado por poucos, por um colegiado militar.
Esse governo durou até 1985 quando os civis reassumiram o Estado. O caput do art. 1º da ConstituiçãoFederal vigente afirma A República Federativa do Brasil (...) constitui-se em Estado Democrático de Direito e o mesmo artigo em seu parágrafo único confirma Todo poder emana do povo. Assimconsolida-se o Estado brasileiro democrático e governado pelo povo.
Dessa breve análise, conclui-se que o Estado brasileiro segue os movimentos de ciclos de poder propostos por Maquiavel.
tracking img