Darwin

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (370 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria evolucionista (evolucionismo) O Evolucionismo defende que os seres vivos que existem, atualmente, na Terra são resultado da modificação de seres vivos que existiram no passado. As espécies deseres vivos relacionem-se umas com as outras e alteram-se ao longo do tempo.
Naturalista e biólogo inglês, Charles Robert Darwin nasceu a 12 de fevereiro de 1809, em Shrewsbury, e morreu a 19 deabril de 1882, em Dawn, Kent.
Charles Darwin foi o criador da perspetiva evolutiva e desenvolveu um conjunto de investigações sobre as emoções porque considerava que tinham uma relação muito estreitacom a evolução das espécies – este assunto é abordado no livro A Expressão das Emoções nos Homens e nos Animais. Darwin procura traços comuns na expressão de emoções em vários povos e espéciesidentificando assim seis emoções primárias ou universais: a alegria, a tristeza, a surpresa, a cólera, o desgosto e o medo.

Darwin criou então um catálogo de emoções – conseguiu-o registando dadosjunto dos psiquiatras sobre a manifestação das emoções em doentes mentais e registou também as reações dos seus filhos face a situações que lhes provocavam alegria, frustração, etc. Tudo isto, emconjunto com fotografias das pessoas em estados emocionais foi imprescindível para que Darwin conseguisse comparar a expressão das emoções humanas com a dos animais – após numerosas observações concluiu-seque, por exemplo, os chimpanzés têm uma vida emocional intensa idêntica à nossa.
Segundo Darwin existem três princípios que coordenam as emoções:
1. Princípio dos hábitos úteis associados:movimentos convenientes em alguns estados de espírito tornam-se habituais através da repetição.
2. Princípio da antítese: é uma tendência evolutiva para realizarmos movimentos de natureza contrária,ou seja, experimentarmos emoções opostas às habituais.
3. Princípio das ações devidas ao sistema nervoso – independentes da vontade: quando se experimenta uma emoção forte que estimula de forma...
tracking img