Danilo lessa teixeira gomes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (337 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
7- Os tubos de perfuração são normalmente fabricados tubos de aço sem costura feitos por extrusão, reforçados nas extremidades para permitir que uniões cônicas sejam soldadas nestas extremidades.Existem tubos de perfuração de outros materiais (por exemplo alumínio) para aplicações especiais.
  Seleção de um tubo de perfuração baseia-se em: Diâmetro nominal, peso nominal, grau do aço, tipo dereforço (upset), comprimento nominal, grau de desgaste e as características especiais.
O diâmetro nominal é o diâmetro externo do corpo do tubo. Os mais utilizados estão entre 2 3/8” e 6 5/8”. Opeso nominal é o valor médio do pesodo corpo com os
Tool Joints (Uniões Cônicas). Com o peso nominal e o diâmetro nominal se determinam as outras características. O grau do aço indica as tensões deescoamento e de ruptura do tubo de perfuração. Por exemplo: E-75 (75000 psi de tensão de escoamento), X-95, G-105, S -135. O comprimento é o tamanho médio dos tubos de perfuração. Existem três grupos emfunção do comprimento:

Range I: 18 a 22 pés (média 20 pés)

Range II: 27 a 32 pés (média 30 pés)

Range III: 38 a 45 pés (média 40 pés)
A maioria das sondas utiliza tubos de perfuraçãocom range II.

O desgaste está relacionado com a espessura da parede do tubo deperfuração. Conforme os tubos vão sendo utilizados, eles vão tendo sua espessura da parede diminuída. Portanto,periodicamente os tubos são inspecionados e classificados de acordo com a norma API. O desgaste está diretamente relacionado com a resistência dos tubos de perfuração. Um tubo de perfuração é novo somenteantes de ser utilizado. Assim que este tubo é descido no poço ele já passa a condição de Premium.

A classificação quanto ao desgaste:

. Na perfuração no mar é comum utilizar apenas tubos deperfuração classe Premium. Já em sondas de terra, principalmente com menores capacidades,
pode-se utilizar classe 1 ou mesmo classe 2. Os tubos com desgaste maior que 40% na espessura não devem ser...
tracking img