Daniell

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1136 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
----------------------------------
Trabalho De Química
 
1) Quem foi Daniell?
 
John Frederic Daniell foi um químico e físico britânico.
Em 1831 foi o primeiro professor de química no King's College de Londres, que havia sido recentemente fundado.
Seu nome é o mais conhecido pela sua invenção da pilha de Daniell. Inventou também o higrômetro e um pirômetro do registro.
 
2)Desenhe apilha de daniell.

 
3)Explique como funciona a pilha de Daniell:
 
Catodo é o eletrodo positivo, é o eletrodo onde ocorre a redução, ocorre ganho de elétrons, já anodo é o eletrodo negativo, é o eletrodo onde ocorre oxidação, ocorre perda de elétrons.
Nesta pilha é possível verificar as semi-equações da reação.
Cu2+ +2e- --> Cu(s)o íon cobre (Cu2+) da solução é reduzido por 2 e- que vem dacorrente elétrica.
Zn(s) --> Zn2+ + 2e- o zinco é oxidado, formando íon zinco (Zn2+) e 2 e-. Estes elétrons serão os responsáveis pela geração da corrente elétrica do sistema (pilha).
Cu2+ + 2e- --> Cu0 Zn0 --> Zn2+ + 2e- |
__________________ |
Zn0 + Cu2+ --> Zn2+ + Cu0 |
Com o desenvolvimento da reação, ocorrerá formação de cobre metálico, que se depositará nasuperfície do eletrodo de cobre, já o eletrodo de cobre será corroído, pois o zinco está se transformando em íons que irão para a solução de sulfato de zinco.A pilha de Daniell pode ser escrita por:
Zn0 + Cu2+(aq) --> Zn2+(aq) + Cu0 ouZn | Zn2+ || Cu2+ | Cu
onde, || representa a ponte salina.
4) Qual função da ponte salina?
Sua função é permitir o intercâmbio de íons entre as células,permitindo fechar o circuito para a corrente contínua produzida entre os eletrodos que estão mergulhados nas soluções eletrolíticas contidas nas semi-células.
5) Explique quem é o cátodo e porque?
O cátodo é a designação atribuída ao eléctrodo negativo de uma fonte eléctrica de alimentação. Em química, corresponde ao eléctrodo negativo na electrólise (célula electrolítica), para o qual os íonspositivos(cátion) normalmente são atraídos. O eléctrodo positivo designa-se por ânodo. Nos instrumentos electrónicos, o cátodo é a parte que produz elétrons. É, aliás, a partir do cátodo que no interior destes instrumentos os elétrons fluem. Os instrumentos electrônicos podem ser válvulas termoiónicas, onde os elétrons são produzidos pelo efeito calorífico de uma corrente aplicada;fotocélulas, onde oselétrons são produzidos pela interacção da luz com um material semicondutor ou certos instrumentos como o fotomultiplicador, onde se geram fotoelétrons por efeito fotoeléctrico.
O cátodo é mantido negativo em relação aos outros eléctrodos do dispositivo (ânodos) para garantir que os electrões libertados fluam do cátodo para o ânodo. Contudo, numa pilha primária ou secundária, o cátodo é o eléctrodoque espontaneamente se torna negativo durante a descarga, e, portanto, a partir do qual os elétrons são emitidos.
6) Explique quem é o ânodo e porque?
Ânodo, ou anodo é o pólo positivo de uma fonte eletrolítica, no caso da eletrólise, é o eletrodo para onde se dirigem os ânions, no caso das válvulas termiônicas, ou válvulas eletrônicas, o ânodo é chamado de placa, é o eletrodo para onde sedirigem os elétrons  acelerados termicamente pelo cátodo, eletrodo negativo, aquecido pelo filamento.
 
7) Explique a diferença entre a pilha comum da alcalina:
 
As pilhas atuais, tanto as comuns quanto as alcalinas, são derivações da bateria criada em 1867 pelo engenheiro francês Georges Leclanché (1839-1882). O dispositivo produz energia elétrica a partir de reações químicas que ocorrem em seuinterior. Ela é composta por um eletrodo negativo (catodo), um positivo (ânodo) e um eletrólito, que atua como um condutor entre os dois eletrodos. Ao se colocar o catodo e o ânodo em contato, por intermédio do eletrólito, ocorre uma reação química em que o ânodo fica com falta de elétrons, ou seja, positivo, e o catodo com sobra de elétrons (negativo), gerando uma diferença de potencial...
tracking img