Damatta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (438 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Da Matta, ao falar "o que faz o brasil, Brasil", esclarece a diferença entre brasil (escrito em letra minúscula) é um tipo de madeira ou feitoria interessada em explorar uma terra qualquer, e oBrasil (escrito em maiúsculo) que designa um povo, uma nação, um conjunto de valores, escolhas e idéias de vida.
Ao longo do livro, "o que faz o brasil, Brasil?", Da Matta, não pretende definir aexpressão "o que é o Brasil", mais nada além do que é formada sua identidade.
A casa, a rua e o trabalho. Na casa está presente as mais intimas relações familiares, não importa como ela seja,tendo teto e parede é o que vale. O homem ou a mulher quando vão para o trabalho se deparam com o amigo da casa, a rua, no final da jornada fica a ansiedade de chegar nela adentrar e tomar aquele banho eficar a vontade, pois essa é minha casa. A casa e rua são mais do que meros espaços geográficos, são modos de ler, explicar e falar do mundo, porque ali encontra historia e construção de vida. Otrabalho faz parte da rotina, algumas pessoas se deslocam de pé, de trem, de carro para realizar suas tarefas cotidianas. Para DaMatta a idéia de residência é um fato social totalizante,na casa hátranqüilidade, calma,harmonia, na rua há luta, batalha, perigo, no trabalho tem concorrência, reclamação, chefe, batente. No entanto, essas três idéias se correlacionam, e fazem parte da vida do individuo.Mesmo com essa particularidade, os valores: honra, vergonha e respeito são pressupostos que os valores grupais determinam. Na nossa casa tudo é belo desde objetos até os desejos. A casa apesar deexclusiva (pessoas do mesmo sangue) também pode ser exclusiva quando partimos da aceitação de uma visita ou que algum parente distante divida um dos cômodos da casa.

Na rua se ver o povoa grande “massa”, na casa amiga a família, no trabalho colega. Portanto, na casa há leis que são facilmente quebradas, na rua nem no trabalho não é permitido, pois as conseqüências são maiores. Mas...
tracking img