Dama do arminho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (270 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Último Amor do Príncipe Genghi






O conto foi escrito por Marguerite Yourcenar, “ O Último Amor do Príncipe Genghi”, in ContosOrientais, Ed. Dom Quixote,1996.


A acção passa-se há algum tempo atrás. A narração começa com um personagem com uma idade de cinquenta anos. Durante otexto, e a par das referências temporais diárias existem referências às quatro estações do ano. No início do conto, a estação é a do Outono, mais tarde mudapara a Primavera, e depois para o Verão e novamente para o Outono. Há ainda referência ao final do Outono, e, por isso, uma referência à ameaça do Invernoque, a meu ver, é propositada, uma vez que os dois Invernos (da vida de Genghi e do tempo atmosférico) coincidem. Quanto ao espaço, sabemos apenas que a acçãodecorre na Ásia nomeadamente o Japão. Sabemos também que o conto começa na cidade de um príncipe, talvez a capital do País, uma vez que estava ligada aoImperador, e que depois, ao longo de todo o texto, se desenrola numa pequena casita na encosta de uma montanha local, a três dias de caminho, à beira de umaárvore centenária. Além do espaço físico, psicologicamente, Genghi faz viagens ao passado, com uma terrível tristeza, acabando por ser esse o desfecho doconto, um testamento de memórias e opiniões.


O texto é de grande interesse, sendo a minha parte favorita a da despedida de Genghi. No entanto, o queverdadeiramente me surpreendeu, foi o facto de o texto ser de fácil compreensão, e que retrata a vida simples de um homem que gostava de ser simples.
tracking img