Analise da obra dama do arminho de leonardo da vinci

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1280 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de fevereiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice

Introdução…………………………………………………………………………….…………….....2
Análise da obra “Dama do Arminho”………………………………….……………………………4
Ficha Catalográfica.……………………………………………………………….……….6
Conclusão…………………………………………………………………………………………….7
Biografia….………………………………………………………….……….………….…..8
Biografia Comparada…………….……………………………….…….………………....9Bibliografia……………………….…………………..……………………….……….………………10



Introdução

No âmbito da disciplina de Métodos e Técnicas de Investigação, ano lectivo 2011/2012, foi proposta a realização de um trabalho que consistia na análise de uma obra de arte e na apresentação de uma biografia comparada do mesmo autor. “Dama do Arminho” de Leonardo da Vinci foi o quadro analisado neste trabalho.
O trabalho consiste numaanálise detalhada da obra e de aspectos fundamentais. São também referidos detalhes a cerca da vida da pessoa em causa pintada por Leonardo da Vinci. A obra aqui falada representa a puríssima Cecília Gallerani, adolescente. É apresentada também uma biografia simples e uma biografia comparada do artista com os grandes acontecimentos da época em que viveu.
Um dos problemas na realização do trabalhofoi a pouca informação existente sobre acontecimentos marcantes da época para a elaboração da biografia comparada, dado que época trata-se do Renascimento.

Análise da obra “Dama do Arminho”

O quadro “Dama do Arminho” foi pintado no ano de 1485 e finalizado a 1490. Leonardo da Vinci inicia essa sua grande obra-prima: é o retrato de Cecília Gallerani , a Dama do Arminho, encomendado por LudovicoSforza . O olhar da rapariga fixado para algo fora da pintura, fugindo do olhar do espectador, possui um rosto tranquilo, insinuando o início de um sorriso sereno. O arminho repete-lhe o movimento da cabeça, cuja pata curvada elegantemente correspondente ao movimento do animal, criando uma sintonia entre a modelo e ele. O quadro foi pintado a óleo sobre nogueira e tem as dimensões 55x40,5 cm. Oretracto pertencia ao museu dos príncipes Czartoryski, em Cracóvia, no sul da Polónia. Actualmente encontra-se em Londres na NationalGallery.

Com a encenação do mundo da corte, Leonardo foi desde logo uma vez mais solicitado como pintor. O testemunho mais impressionante desse talento exibido nas decorações festivas e nas alegorias será o celebre Retracto de Cecília Gallerani, com o qualLeonardo ultrapassa os tipos de retratos que predominam ainda no norte de Itália. Não sendo o propósito representar Cecília como esposa mas como amante de Ludovico Sforza, Leonardo não tem necessidade de recorrer ao habitual retrato de perfil. Além disso, o pintor distancia-se do modo de representação tradicional, não dinâmico, no qual o busto e a cabeça estão voltados na mesma direcção. No retrato deCecília Gallerani, os movimentos da cabeça se voltam para a direita. O retrato corresponde portanto a um estilo de retrato dinâmico que anunciava já o retrato de Ginevra de’ Benci , e que Leonardo formularia de modo explícito no seu tratado de pintura. O conceito de uma representação dinâmica não se traduz apenas na pose de Cecília, mas também na figuração do arminho, cuja atitude parece retomarpor sua vez, uma contra partida na elegante curvatura da mão, que ao mesmo tempo tem um efeito algo sobredimensionado.
Se o arminho se apresentasse como uma alusão ao nome de Cecília, na medida em que Galle-rani recorda a sonoridade galée, este pequeno animal poderia ser considerado como símbolo da pureza e da modéstia. De facto, a lenda refere que o arminho receia a sujidade e come uma vez pordia. Leonardo menciona esta lenda nas suas notas, que incluem também outras indicações relativas ao valor simbólico de certos animais. A lendária virtude do arminho surge também num desenho a pena realizado provavelmente cerca de 1490. Nesta alegoria, Leonardo descreve a ideia tradicional segundo a qual o arminho prefere deixar-se matar a conspurcar a sua pelagem branca ao...
tracking img