Custos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2156 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CUSTOS

O QUE SÃO CUSTOS INDIRETOS?
Custos indiretos a um objeto de custeio são aqueles que não podem ser identificados com o objeto de custeio de maneira economicamente viável, pois são comuns a dois ou mais objetos de custeio (áreas ou produtos). Os custos indiretos são alocados ao objeto de custo por meio de um método de alocação de custo denominado rateio. Logo, são aqueles que nãooferecem condição de medida objetiva e dos quais qualquer tentativa de alocação tem de ser feita de maneira estimada e, algumas vezes, arbitrária. São exemplos de custos indiretos a depreciação, a manutenção, o seguro e o aluguel do parque fabril.
Por exemplo, no supermercado, o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) da loja é uma despesa indireta aos diversos produtos ali vendidos (laticínios,hortifrutigranjeiros, eletrodomésticos, carnes etc.), ao passo que a depreciação da balança do açougue é uma despesa direta às carnes ali expostas, mas indireta a cada tipo de carne. Daí a necessidade, mais uma vez, de se definir o objeto de custeio analisado: divisão de produtos (laticínios, hortifrutigranjeiros, eletrodomésticos, carnes etc.) ou os produtos em si (picanha, alcatra, filet mignon,chã, patinho, lagarto redondo etc.).

COMO OS CUSTOS INDIRETOS SE SUBDIVIDEM?
São divididos em três grupos:
1-CUSTOS INDIRETOS GERAIS
EX. Seguro da planta, conta de energia elétrica do relógio único, imposto predial, etc.
2-CUSTO DA ÁREA DE SERVIÇOS
EX. Depto de manutenção (mecânica, civil, elétrica, instrumentação, etc.), Dpto. de Limpeza, Dpto. de Lubrificação,Dpto. de Caldeira, etc.3-CUSTOS INDIRETOS ESPECIFICOS DA AREA DE PRODUÇÃO
EX. Depreciação das máquinas, iluminação da fábrica, lubrificação das maquinas, materiais de limpeza, etc.
QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS FUNDAMENTOS E FINALIDADES DOS CRITERIOS DE CUSTEIO: VARIAVEL, ABC E ABSORÇÃO?

* CUSTEIO VARIÁVEL (Custeio Direto)
O objetivo principal do Custeio Variável é obter um controle do nível de produção.

Tanto osfixos, variáveis e semi-variáveis têm abrangência tanto para custo direto e indireto. Além disso, serve para o custo de qualquer objeto, ajudando a verificação da rentabilidade e atividades da empresa. Esta forma de custo é, sem sombra de dúvida, detalhada, pois é feita de forma analítica, separando os custos diretos dos indiretos.

Há autores que preferem a expressão custeio direto, entretantovale ressaltar a importância da utilização da palavra "variável", visto que esse método busca a apropriação de todos os custos variáveis, quer diretos ou indiretos, e tão somente dos variáveis. Utilizando-se da expressão direto, pode-se confundi-lo com um método de apropriação apenas dos custos diretos, o que não é verdade.

Para uma melhor visualização do custeio variável, se faz necessária aclassificação dos custos em diretos e indiretos. Essa classificação se faz presente tanto para o cálculo do custo de qualquer objeto como para a verificação da rentabilidade e da eficiência das várias atividades da empresa.
Classificação
Custos Diretos - São todos os custos que se identificam naturalmente ao objeto de custeio, de modo mais econômico e lógico. Além disso, são apropriados diretamenteaos produtos fabricados.

Custos Indiretos - por outro lado, todo o item de custo que precisa de um parâmetro para ser identificado e debitado ao produto ou objeto do custeio é considerado um custo indireto. São debitados indiretamente por meio de taxas de rateio ou critérios de alocação. Assim, pode-se generalizar identificando o custo indireto como aquele item que precisa de critério derateio para sua identificação ao produto ou objeto cujo custeio é desejado. Entretanto, não se pode falar em custo indireto nas empresas que são objeto de fabricação de apenas um produto.
Custos em relação ao nível de produção
Custos Fixos - São aqueles cujo valores são os mesmos qualquer que seja o volume da empresa. É o caso do aluguel da fábrica, por exemplo. Este será cobrado pelo mesmo valor...
tracking img