Custos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1658 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TEMA

TITULO

OBJETIVO
A idéia de que os custos são essenciais para a empresa é um fator determinante. Hoje em dia, todas as decisões empresariais devem ser tomadas com base nas informações fornecidas pelo custo. Nenhuma informação deve ser desprezada.

JUSTIFICATIVA

De modo geral, os custos podem ser definidos como: “Medidas monetárias dos sacrifícios com os quais uma organização temque arcar a fim de atingir seus objetivos”. Contabilmente ou sob a óptica da gestão, essa afirmação pode ser interpretada de diferentes modos.

INTRODUÇÃO
O mundo evolui e a economia tem que acompanhar esta evolução. Num mercado cada vez mais globalizado, a concorrência passa a ter escala mundial e favorece a oferta de bens e serviços de alta qualidade e de baixos custos. Melhorar a eficiência ereestruturar a empresa, voltando-a para eficácia, tornaram-se metas comuns no atual ambiente de negócios e com isso as informações de custos passaram a ser cada vez mais relevantes.

DESENVOLVIMETNO

Alguns autores apresentam diversos critérios para classificação de custos, sendo os mais utilizados : de variabilidade, facilidade de atribuição, grau de média e auxílio à tomada de decisões.Classificação por Variabilidade : segundo este critério, os custos são definidos em função de seu comportamento quanto ao nível de atividade. Logo, custos fixos são constantes no curto prazo em relação ao volume de trabalho realizado ou produzido, e custos variáveis são proporcionais à quantidade produzida. A classificação pela variabilidade fornece subsídios com mais consistência para atomada de decisões.
Custos Fixos: São custos que em determinado período de tempo e em certa capacidade instalada, não variam, quaisquer que seja o volume de atividade da empresa. Existem mesmo que não haja produção. Podem ser agrupados em: Custo Fixo de Capacidade – custo relativo às instalações da empresa, refletindo a capacidade instalada da empresa, como depreciação, amortização, etc. Custo FixoOperacional – relativo a operação das instalações da empresa, como seguro, imposto predial, etc. Exemplos clássicos de custos fixos podem ser apresentados por meio dos gastos com aluguéis e depreciação - independente dos volumes produzidos, os valores registrados com os gastos serão os mesmos. É importante destacar que a natureza dos custos fixos ou variáveis está associada aos volumes produzidose não ao tempo. Assim se uma conta de telefone apresenta valores diferentes todos os meses, porém, não correlacionados com a produção, esses gastos devem ser classificados como fixos, independentemente de suas variações mensais.
Custos SemiFixos: Correspondem a custos que são fixos em determinados patamar, passando a ser variáveis quando esse patamar for excedido. Exemplo: Conta mensal deabastecimento de água. Quando o consumo é inferior a um patamar definido pela empresa fornecedora do serviço, a conta é faturada de acordo com o patamar (Ex. 10 m3). Quando o consumo excede o valor do patamar, o valor cobrado torna-se variável de acordo com o consumo;

Custos Variáveis: Seu valor altera-se diretamente em função das atividades da empresa. Quanto maior a produção, maior serão os custosvariáveis. Exemplos óbvios de custos variáveis podem ser expressos por meio dos gastos com matérias-primas e embalagens. Quanto maior a produção, maior o consumo de ambos.

Custos Semivariáveis: Correspondem a custos variáveis que não acompanham linearmente a variação da produção, mas aos saltos, mantendo-se fixos dentro de certos limites. Exemplos de custos semivariáveis podem ser apresentadospor meios dos gastos com aluguel de máquinas copiadoras. Dentro de certos limites ou quantidades de cópias realizadas, os gastos são fixos. Quando o patamar é excedido, porém, os gastos variam, assumindo um novo patamar.


Classificação pela Facilidade de Atribuição: esta classificação leva em conta a facilidade de alocação do custo com o produto (ou atividade, departamento, etc). LEONE...
tracking img