Custos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1393 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Custos
Segundo Leone (2000), custos são o consumo de um fator de produção, medido em termos monetários para a obtenção de um produto, de um serviço ou de uma atividade que poderá ou não gerar renda.
Segundo Martins (2001) refere-se a custos como um gasto relativo a bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços, isto é, são os gastos no momento da utilização dos fatores deprodução (bens e serviços), para a fabricação de um produto ou execução de um serviço.
O custo correspondem á parcela dos gastos consumidos no ambiente fabril para a fabricação do produto, pela aquisição de mercadorias para revenda e para a realização de serviços.
* Matéria prima para a produção de um bem;
* Compra de maquinas;
* Energia aplicada na produção de bens;
* Salários eencargos do pessoal da produção.

Resumidamente, custos é tudo aquilo que se destina a produção. Quando falarmos em fatores de produção, ou seja tudo que for utilizado para a transformação no momento da fabricação será considerado custos, e o que não for relacionado à fabricação, serão considerados gastos ou despesas.
Existe variações de custos vinculado a empresa sendo os custo Diretos eIndiretos, Fixos e Variáveis.
Segundo Padoveze (2011) os atributos que definem um custo direto em relação ao produto final são : possibilidade de verificação, possibilidade de mediação, identificação clara, possibilidade de visualização da relação do insumo com o produto final , especificidade ao produto etc.

Custos Diretos
São todos os custos facilmente identificados com a produção de bens ouserviços. Podemos dizer ainda, que são os ingredientes que compõem o produto.
* Exemplo: para fazer um bolo, cujos ingredientes
são ovos, trigo, açúcar, leite, óleo, fermento.
Esses ingredientes são os custos diretos, sempre que houver uma medida de consumo facilmente identificável (quilogramas, embalagem, unidades, mão de obra utilizada por produto).
A empresa deve manter um sistema deregistros, anotações, para saber qual é a quantidade do material utilizado para a produção daquele bem ou serviço.
Para conhecer o consumo de mão-de-obra direta, é preciso, que a empresa mantenha um sistema de apontamentos, por meio do qual se verifica quais os operários que trabalham em cada produto (ou serviço) no período (dia, semana, mês) e por quanto tempo (minutos, horas).
Nas empresas deserviços, normalmente se faz o acompanhamento da ordem de serviço, anotando os custos alocados diretamente (mão de obra, materiais aplicados e serviços subcontratados).
Exemplos de custos diretos;
* Matéria Prima, Embalagens, Matérias de Consumo, Depreciação das Maquinas, Etiquetas e Aviamentos, Papel de Molde, Botão, Faxineira da Fabrica e etc.
Segundo Martins (1988), ressalta necessidade deanalise dos custos indiretos, pois estes só podem ser apropriados pela sua própria definição, de forma indireta aos produtos, isto é, mediante estimativas, critérios de rateio, previsão de comportamento de custos etc.
Custos indiretos
Ao contrário de custos diretos, os indiretos não podem identificar como pertencentes a este ou aquele produto. Por exemplo, o seguro do prédio da fábrica ou osalário do entregador do bolo.
Os custos indiretos com relação aos produtos;
De acordo com Martins, são os que não oferecem condição de uma medida objetiva e qualquer tentativa de alocação tem de ser feita de maneira estimada e muitas vezes arbitrária ( como o aluguel, a supervisão, as chefias).
Os custos indiretos necessitam de formas de rateio (distribuição) e relacionam-se com váriosprodutos ao mesmo tempo.
Portanto, somente podemos afirmar que um custo é direto ou indireto, quando tomamos por base um determinado produto custeado. Por exemplo, na produção de um livro, o papel é um custo direto, entretanto, o salário do editor, é indireto. Se for objeto de estudo o custo da editoração de livros, o salário do editor passa a ser um custo direto. Conclui-se que, a classificação dos...
tracking img