Custos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1066 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
 MÉTODOS DE CUSTEIO POR ABSORÇÃO

Custeio por absorção é o método que segue os Princípios Fundamentais de contabilidade, portanto é o sistema legal aceito e exigido no Brasil. Este método trabalha com sistema de rateios na apropriação dos custos de dois ou mais produtos. O procedimento é fazer com que cada produto ou serviço absorva parte dos custos diretos e indiretos da fabricação.
Aseparação entre custo e despesa é essencial, porque neste caso as despesas vão diretamente contra o resultado do período, enquanto os custos dos produtos não vendidos vão para o estoque. A finalidade deste critério é ter o custo total (direto e indireto) de cada objeto produzido.
Para Crepaldi (2004, p. 223)
“Custear significa acumular, determinar custos. Custeio ou custeamento são métodos de apuração decustos, maneiras segundo as quais procederemos à acumulação e apuração dos custos.”
Um aspecto importante, é que em nosso país, há exigência de se fazer o custeio dos estoques pelo critério de absorção, não se permitindo a adoção de outro critério. Portanto, a comparação entre os métodos fica prejudicada pela impossibilidade de aplicação de outro critério.
Contabilmente se utilizarmoscusteamento por absorção para os estoques, o lucro de um ano realmente ficará diferente caso adote outro método. Entretanto, considerando a soma dos lucros dos anos de vida da empresa, o resultado será igual, mesmo considerando métodos diferentes para apuração estoques. Dessa forma pode-se afirmar que independentemente do método utilizado pela empresa, não se altera o lucro total.
Oliveira/Perez Jr. 2000p. 117 diz:
“No custeio por absorção, todos os custos de produção são alocados aos bens ou serviços produzidos, o que compreende todos os custos variáveis, fixos, diretos ou indiretos. Os custos diretos, por meio da apropriação direta, enquanto os custos indiretos, por meio de sua atribuição com base em critérios de rateios.“
3.1.   VANTAGEM DO CUSTEIO POR ABSORÇÃO
* Pode melhorar autilização dos recursos, absorvendo todos os custos produção permitindo apuração do custo total de cada produto;
* Entre algumas vantagens, Padoveze (2000, p. 50) “considera que a mais óbvia vantagem do custeamento por absorção é que ele está de acordo com os Princípios Fundamentais de Contabilidade (PFC) e as leis tributárias”.
* Outra vantagem citada pelo autor é que ele pode ser menos custoso deprogramar, pois ele não requer a separação dos custos de manufatura nos componentes fixos e variáveis.
Anúncios Google

3.2.   DESVANTAGENS DO CUSTEIO POR ABSORÇÃO
* Os custos, por não se relacionarem com este ou aquele produto ou a esta ou aquela unidade, são quase sempre distribuídos à base de critérios de rateio, quase sempre com grande grau de arbitrariedade;
* O custo fixo porunidade depende ainda do volume de produção; pior de tudo isso, o custo de um produto pode variar em função da alteração de volume de outro produto.
* Os custos fixos existem independentes da fabricação ou não desta ou daquela unidade, e acabam presentes no mesmo montante, mesmo que ocorram oscilações (dentro de certos limites).
* Segundo Martins (1998), a desvantagem deste método está noaspecto gerencial, já que todos os custos deverão se incorporar aos produtos, inclusive os fixos. Deve-se utilizar algum critério de rateio para alocação destes custos. Assim, mesmo que o critério de rateio seja o mais ideal, haverá certo grau de arbitrariedade na alocação de custos.
Um problema na utilização do método de custeio por absorção esta na fixação dos preços sem conhecer a margem real decada produto vendido e de forma menos eficaz visando resultado global.

OS PRINCIPAIS MÉTODOS DE CUSTEIO
Reinaldo Luiz Lunelli*
Cada método tem suas vantagens e desvantagens, mas, para efeitos contábeis, somente o custeio por absorção é admissível. O custo padrão pode ser adotado na contabilidade, desde que as variações ocorridas sejam ajustadas em períodos mínimos trimestrais.
CUSTEIO...
tracking img