Corporeidae

477 palavras 2 páginas
O corpo vem recebendo a atenção de diversas áreas do saber, principalmente a área da saúde, o corpo também vem recebendo contribuição de outras áreas ,como filosofia e as ciências humanas, o que se resulta na expressão corporeidade.
A implicação de noções/conceitos para a formação dos profissionais da área da saúde tem sido um desafio a quem trabalha nas instituições responsáveis por tal formação.
É muito importante destacar que para uma boa formação profissional, vários aspectos, como: identidade de uma área(imaginaria)a intervenção(praticas profissionais) e a investigação que a subsidia(conhecimento), são bastantes significativos. E o grande desafio, não é só formar bons remadores, mas sim profissionais capazes de interferir na direção do barco, e esse tipo de conhecimento não pode ser inteiramente antecipado, o que significa admitir que não podemos antecipar inteiramente quais conhecimentos são relevantes e como articula-los.
Ter consciência disso não deve significar cairmos no ceticismo que desprestigia o diploma e joga tudo para a pratica, mas evitar a reprodução de modelos aplicados que separam de forma radical o conhecer do fazer, gerando com isso uma relação médico(sujeito) e paciente(objeto) e reduzida nas demais( com a honrosa exceção da psicanálise). Acrescentamos a essas proposições os desafios que, no entendimento de Molina Neto e Giles, se aplicam as demais áreas implicadas com a saúde.
1.não nos pormos a reboque das demandas sociais (modismo)
2.evitarmos a subserviência, não nãos deixarmos colonizar por determinadas disciplinas(parcialidade)
3. não nos deixarmos influenciar por instituições sociais poderosas (instrumento)
Segundo a tradição cartesiana a noção comum do corpo e da alma, definindo o corpo como uma soma de partes sem interior, e a alma como um ser inteiramente presente a si mesmo, sem distancia, e essas definições correlativas estabelecem a clareza em nós e fora de nós.
A grande contribuição do conceito de corporeidade é,

Relacionados