Homem x natureza

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3082 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A difícil relação homem x natureza: o caminho da sustentabilidade para um desenvolvimento sustentável. |
Este artigo tem como objetivo principal, abordar a evolução temporal do pensamento humano de domínio total, irrestrito e mecanicista sobre o meio natural, até a atualidade, onde novos modelos mais holísticos surgiram, como foi o caso do paradigma do desenvolvimento sustentável, que propõe,apesar de não ser isento de críticas e de possuir muitas limitações, uma melhoria na qualidade de vida social, econômica e ambiental, respeitando os limites de capacidade dos ecossistemas (...)

Carlos André Siqueira Britto da Silva¹
Leônio José Alves da Silva 2
 
  
RESUMO
 
Este artigo tem como objetivo principal, abordar a evolução temporal do pensamento humano de domínio total,irrestrito e mecanicista sobre o meio natural, até a atualidade, onde novos modelos mais holísticos surgiram, como foi o caso do paradigma do desenvolvimento sustentável, que propõe, apesar de não ser isento de críticas e de possuir muitas limitações, uma melhoria na qualidade de vida social, econômica e ambiental, respeitando os limites de capacidade dos ecossistemas. O método utilizado neste trabalho foio da pesquisa bibliográfica, tratado à luz da Língua Portuguesa. O resultado obtido foi um retrato amplo do posicionamento dos campos pesquisados, propiciando uma reflexão extensiva de causas e consequências.
Palavras-chave: desenvolvimento sustentável, problemática ambiental, visão holística, paradigma mecanicista.
 
  
 Carlos André Siqueira Britto da Silva1 e Leônio José Alves da Silva 2.1. Mestrando do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal de Pernambuco. E-mail: carlosandrebritto@yahoo.com.br. 2. Orientador e professor do Departamento de Teoria Geral do Direito e Direito Privado/UFPE. E-mail: leonioalves@bol.com.br
 
 
A relação que o ser humano tem tido com a natureza, é, muitas vezes, ambígua. São muitas as correntesfilosóficas pregando a figura de um “homem natural”, holístico, integrante da natureza, no entanto, o que historicamente parece ter predominado no mundo é uma figura de dominação e desrespeito sobre o meio ambiente.
Para THOMAS (1996), no século XV, quando os Tudor, umas dinastias de monarcas reinavam na Inglaterra, as linhas teológicas e filosóficas predominantes afirmavam que o mundo havia sido criadopara as necessidades da humanidade e as demais seres vivos deviam se submeter aos seus caprichos. Este pensamento fundamentava as ações da sociedade da época que habitualmente não refletia a respeito de questões desta natureza, e, caso os pensadores sentissem necessidade de fazer uma justificativa para este viés de pensamento, podiam fartamente citar vários filósofos clássicos, além da Bíblia. Pormeio de Aristóteles, a filosofia clássica afirmava que a natureza teria um propósito. Para o filósofo, as plantas teriam sido criadas para o bem dos animais e esses para o bem dos homens, onde os domésticos existiam para o trabalho e os selvagens para serem caçados. A doutrina filosófica pregada pelos estóicos também ensinavam esta mesma visão: a de que a natureza estava a serviço do homem.Aristóteles afirmava, na obra “A Política”, que o homem é um animal cívico, superior aos demais e favorecido pela própria natureza, pois apenas ele possui o dom da palavra. A mesma idéia de dominação observa-se quando o filósofo afirma, em relação aos animais, que o governo dos homens ser-lhes-ia bom. ARISTÓTELES (1998).
Segundo Passmore (1995), a visão utilitarista das coisas, no diagnósticoecológico, está explicito. A natureza passou a ser vista não mais como algo a ser respeitado, mas sim como algo a ser usado, deixando de ser sagrada para os homens, não havendo risco de sacrilégio em derrubar uma árvore, ou matar um animal. Na filosofia naturalista, a natureza permanece sendo encarada como uma estranha, pois a humanidade não se vê como estando em uma comunidade holística, geradora de...
tracking img