Custeio abc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1661 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

As mudanças e os novos desafios ambientais enfrentados pelas empresas têm exigido enorme esforço para a atualização no âmbito da contabilidade no que diz respeito aos métodos de custeio.
Diante do crescente avanço tecnológico e metodológico dos últimos tempos e do conseqüente aumento da competitividade, surgiu a necessidade do aumento da qualidade, da economia do tempo e daredução dos custos por parte das empresas, a fim de evitarem como decorrência imediata daquele, a crescimento galopante. Foi em virtude desses problemas que nasceu um método que revolucionou o gerenciamento empresarial: o Custeio ABC (activity based costing).
O método ABC é uma dessas atualizações que reúnem as características e fundamentaçao suficiente para marcar uma nova faze na historia dos métodospara a gestão dos custos das organizações empresariais.
É um sistema de custeio baseado na análise das atividades significativas da empresa. Baseia-se a premissa da que são as atividades, e não os produtos, que provocam o consumo de recursos, e estas atividades, conforme são requeridas é que formarão os custos dos produtos.

DEFINIÇÃO E CONCEITOS DE ABC

Definição: O Activity Based Costingnão é um sistema de acumulação de custos para fins contábeis, ou seja, não apura custos de produtos e serviços para a elaboração de balanço e demonstração de resultado. É um sistema de análise de custos, que busca “rastrear” os gastos de uma empresa para analisar e monitorar as diversas rotas de consumo dos recursos “diretamente indentificáveis” com suas atividades mais relevantes, e destas para osprodutos ou serviços. Assim, é o sistema de informações sobre os produtos e atividades da empresa. Identifica as atividades realizadas, rastreia os custos para essas atividades, e estas para os produtos ou serviços elaborados.
O Activity Based Costing permite uma análise de sustos através das atividades da empresa. Cada atividade descreve o que a empresa faz e quanto de recursos ela utilizapara fabricar seus produtos. A metodologia de custeio ABC identifica as atividades desenvolvidas em uma empresa e determina seu custo e desempenho.
Conceitos: Este sistema de Custeio Baseado em Atividade surge para reduzir as distorções causadas pela arbitrariedade do rasteio dos custos indiretos de fabricação.
Antigamente, essa arbitrariedade era aceita, pois a proporção dos Custos Indiretos deFabricação em comparação aos demais custos era pequena; hoje com o advento da tecnologia e a crescente implantação de sistemas como o Just in time, Computer Integrad Manufacturing, entre outros, os custos indiretos de fabricação foram crescendo, aumentando assim as distorções provocadas pela arbitrariedade no critério de rateio.
Sistema de custeio para fins gerenciais que disponibilizainformações econômicas para a tomada de decisões operacionais e estratégicas. Trata-se de uma das mais poderosas estratégias desperdícios, melhoram serviços, avaliam iniciativas de qualidade, impulsionam para o melhoramento contínuo e calculam, com adequada precisão, os custos dos produtos.
É a apropriação de custos baseados na premissa de que os produtos ou serviços elaborados por uma organização requerema realização de atividades; estas, por sua vez, requerem o consumo de recursos (custos).
No Sistema ABC, as atividades são o foco do processo de custeio. Os custos são investigados, relacionando-se as atividades aos produtos, com base na demanda por tais atividades pelo produto durante o processo de produção. Portanto, as bases de alocação usadas no custeio baseado na atividade são medições dasatividade executadas que podem incluir horas do tempo de ajuste de máquina ou número de vezes em que isso foi feito.

É o método que mede o custo e o desempenho de processos e produtos. Mais especificamente, que:
* Atribui custos as atividades com base no consumo de recursos;
* Atribui custos a produtos ou serviços com base no consumo de atividades;
* Reconhece os fatores que...
tracking img