Curvatura na coluna vertebral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2997 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Curvaturas na Coluna Vertebral


A coluna vertebral possui três tipos de curvas: a lordose, a cifose e a escoliose. A lordose é presente na coluna cervical e na coluna lombar e a cifose é presente na coluna torácica. A presença dessas duas curvas é normal nesses níveis acima, fazendo parte das curvaturas normais da coluna. Apenas em casos em que a lordose e a cifose aparecem em grau aumentadoé que são consideradas anormais e devem ser investigadas. A escoliose é sempre uma curva anormal.

Escoliose


A escoliose é um desvio da coluna vertebral para a esquerda ou direita, resultando em um formato de "S" ou "C". É um desvio da coluna no plano frontal acompanhado de uma rotação e de uma gibosidade (corresponde a uma látero-flexão vertebral). Esse tipo de curva aparece no planocoronal, isso é, aparece quando olhamos a pessoa ou de frente ou de costas, diferentemente da lordose e cifose, que são vistas quando olhamos a pessoa de lado.
A escoliose é muito mais frequente em meninas do que em meninos (cerca de seis vezes). Ela não possui origem conhecida, mas sabe-se que é devida a uma malformação nas cartilagens de crescimento das vértebras. É por esse motivo que odiagnóstico é realizado geralmente na adolescência, quando ocorre o período de maior crescimento.
Antigamente, acreditava-se que a escoliose era somente um desvio lateral da coluna, chamada pelos leigos de "coluna torta".
Atualmente, a definição correta é a de que a escoliose, doença, é um desvio tridimensional da coluna vertebral, ou seja, a coluna desvia-se nos três planos do espaço. Assim, a colunarealmente se torce, não somente para os lados, mas também para frente ou para trás e em volta de seu próprio eixo.
A curvatura lateral (escoliose) diminui a capacidade da coluna vertebral de sustentar o peso corporal, distorce as cavidades corporais, aglomera os órgãos fora do lugar e, em casos avançados, causa compressão dos nervos espinhais onde eles deixam o canal vertebral.
Nos estágiosiniciais, a escoliose pode ser funcional, ou postural. Estes termos indicam que a curva pode ser eliminada por esforço voluntário ou ao pendurar-se com as mãos. Nos estágios posteriores, a condição se torna resistente, ou estrutural, e a curva não pode mais ser eliminada desse modo.
O diagnóstico de escoliose é mais comum do que imaginamos e chega a estar presente em até 3% da população em geral. podeser dividida em:

• Escoliose Idiopática (mais de 80% dos casos)
• Escoliose congênita
• Escoliose neuromuscular

Causas e Tipos

• Escoliose idiopática
As escolioses idiopáticas ou de origem não bem definida, estão ligadas a fatores genéticos, a mãe pode transmitir a deformidade tanto para as filhas como para os filhos, mas o pai transmite somente para as filhas. Com os métodos atuaisde diagnóstico, muitos pacientes classificados como portadores de escoliose idiopática na realidade apresentavam doenças do sistema nervoso, como siringomielia, tumores medulares e outras. Em pacientes jovens, com progressão rápida da deformidade, é muito importante um exame neurológico minucioso e uma Ressonância Magnética. As curvas escolióticas podem apresentar variações quanto á idade em queacomete o paciente, quanto ao nível de intensidade. Quando ocorre entre 0 e 3 anos de idade chamamos de idiopática infantil; entre 3 e 10 anos é chamada juvenil e acima dos 10 anos chama-se idiopática do adolescente.
Escoliose idiopática infantil
É subdividida em dois subgrupos:
1. Progressivas
2. Regressivas (60 a 70%)
As curvas progressivas geralmente têm evolução rápida, chegando a mais de100° ao redor de 10 anos.
Geralmente são detectadas com 2 a 3 meses de idade, acometem mais os meninos e 90% tem curvatura para a esquerda. O prognóstico é estabelecido pelo ângulo de Mehta, onde ele compara o ângulo entre as costelas e o corpo vertebral na vértebra apical (a com maior rotação da curva). Constatando-se mais que 20° de diferença, é sugestivo de pertencer ao grupo das...
tracking img