Planos de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1657 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DIDÁTICA

1 INTRODUÇÃO

A palavra “didática” se origina do termo grego didaskw (que significa ‘expor claramente’, ‘demonstrar’, ‘ensinar’, ‘instruir’). A didática é uma área da Pedagogia, uma das matérias fundamentais na formação dos professores, denominada por Libâneo (1990, p. 25) como “teoria do ensino” por investigar os fundamentos, as condições e as formas de realização do ensino.

Aarte do ensino não se restringe apenas a uma visão técnica e metodológica, onde a produção de conhecimento é vazia, sem objetivos e finalidades, ela traz consigo muitas outras concepções como a de fornecer ao professor base teórica sobre estudos da arte do ensino de modo que este possa fundamentar sua prática pedagógica.

A didática se preocupa com o processo ensino-aprendizagem e seus sujeitos:a escola, o aluno, o professor, etc. Dessa forma, está presente na formação e atuação do professor, orientando-o sobre os diversos aspectos educacionais.

Durante séculos, a didática foi entendida como técnicas e métodos de ensino, sendo a parte da pedagogia que respondia somente por “como” ensinar. Os manuais de didática traziam detalhes sobre como os professores deveriam se portar em sala deaula.

Com os estudos e avanços dos padrões educacionais nos cursos de pedagogia e de formação de professores, amplia-se o conhecimento em relação à didática. Cada tendência pedagógica defende uma visão de homem, de mundo, o que acaba por modificar a finalidade da educação, mudando também o papel do professor, do aluno, a metodologia, a avaliação, e, consequentemente, a forma de ensinar.

Opresente trabalho tem como objetivo apresentar uma análise reflexiva em torno da didática, sua história, objetos de estudo e sua influência na formação dos profissionais da educação.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A didática foi concebida no século XVII como base de uma reforma educacional, a partir da publicação da obra Didática Magna de João Amós Comenius. Ele havia observado que a educaçãoacontecia de maneira espontânea, não havia sistematização, organização ou planejamento. Assim, escreveu a Didática Magna, que pretendia estabelecer os fundamentos da “arte universal de ensinar tudo a todos”, privilegiando, sobretudo o professor, o método e o conteúdo.

Desde seu surgimento, a didática torna-se fundamento da prática educativa, constituindo-se num conjunto de conhecimentos que interligaa teoria e prática educativa. Segundo Libâneo (2002), “a didática é uma ponte mediadora entre a teoria e a prática docente”, interligando as bases teóricas e a ação prática, evitando o agir de forma espontânea, fornecendo assim, uma práxis educativa mais sólida aos profissionais da educação.

A didática tem como objeto de estudo o processo de aprendizagem na sua totalidade, portanto, estáinteiramente ligada à teoria da educação, às teorias da organização escolar, às teorias do conhecimento e à psicologia da educação. Pode-se dizer que a didática é a base da prática educativa, neste sentido, torna-se o principal ramo de estudos da pedagogia, uma vez que se faz necessário dominar bem todas as teorias para que haja uma boa prática educativa.

A didática é um campo que se preocupa com abusca do conhecimento necessário para a compreensão da prática pedagógica e da elaboração de formas adequadas de intervenção, de modo que o processo de ensino e aprendizagem se realize de maneira eficaz, favorecendo a aprendizagem dos alunos.

Em alguns casos é possível verificar uma problemática que permeia a educação e o ato educativo, _ a dificuldade de mediar conhecimento prático e teórico,na medida em que muitos educadores apresentam uma concepção fragmentada e ambígua desta interação, chegando ao ponto de dissociá-las. Como resultado dessa separação, a prática educativa tende a reduzir-se ao extremo do praticismo. A didática visa contribuir para a superação dessa dificuldade, proporcionando ao profissional da educação embasamento teórico-prático.

Com o auxilio da didática o...
tracking img