Curva s

Páginas: 3 (514 palavras) Publicado: 20 de janeiro de 2013
Um dos parâmetros para a análise e gestão das empresas bem-sucedidas é a curva de crescimento ou curva S, assim definida porRichard Foster...
A curva S é um gráfico da relação entre o esforçomonetário despendido para melhorar um produto ou um método e os resultados obtidos como retorno desse investimento.

Quando os resultados são delineados, geralmente, o que aparece é uma linha sinuosa emforma de S, alongada para a direita no topo e para a esquerda na base.


Segundo Foster, no início desse processo, a resposta aos investimentos feitos é lenta. A seguir – quando é obtido oconhecimento necessário para progredir –, ocorre uma aceleração violenta na curva. No final desse processo, a resposta aos investimentos volta a ser lenta, tornando qualquer progresso muito caro.
Nomovimento inicial da curva S – denominado Fase I –, a curva apresenta...

...alto nível de atividades criativas.

...busca de padrão de atendimento ao mercado.

...freqüente e fácil comunicação....baixo índice de políticas, procedimentos e regulamentos.

...indefinição de responsabilidades.

...limitação de capital.

...construção de protótipos.

...papel fundamental do líder.Foster adverte que, quando a tecnologia está começando a se aproximar da parte íngreme da curva S, os ganhos podem ser significativos.
Em geral, as empresas consideram que os novosprodutos– os de segunda geração – exigirão grandes recursos com pouco progresso, já que – pela matemática das curvas S iniciantes – uma vez que surja a primeira fenda no mercado, a enchente não pode estarlonge. Contudo, não custará tanto, uma vez que o primeiro produto absorveu muito dos custos iniciais.

Muitas vezes, uma realocação de recursos – aparentemente,
não contrária aos interesses daempresa – é que irá representar uma vantagem estratégica no que Foster denomina quarta era de gerenciamento da tecnologia.


As curvas S identificam mudanças próximas a se refletirem sobre a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Curva do s
  • Curva s
  • Curva s
  • Aplicação da curva s
  • As curvas I S e LM
  • Ciclos regulares e a curva S-N no ensaio de fadiga
  • Manual Curvas Linha Mega A2740 42 44 1p E S 7
  • Curva

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!