Curso de promodel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4593 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso de ProModel
Professores: Diolino José dos Santos Filho Paulo Eigi Miyagi Newton Maruyama
1. Modelo Segundo Seila [1995], um sistema é um conjunto de componentes ou entidades interagindo, isto é, os componentes trabalham juntos para atingir algum objetivo. Neste contexto, um modelo é uma abstração e representação simplificada do sistema. O modelo representa os componentes mais importantesdo sistema e a forma como eles interagem. Um modelo estocástico é um modelo cujo comportamento não pode ser predito com valores fixos, mas que é sujeito a aleatoriedades. A maioria dos modelos aproximados usa o paradigma do “entity-attribute-set” (conjunto de atributos da entidade), onde um sistema é considerado como sendo composto por entidades, as quais possuem atributos que são itens deinformação a respeito da entidade.

2. Modelagem Um modelo deve conter apenas os detalhes estritamente necessários para capturar a essência do sistema, dentro dos propósitos para o qual foi concebido, ou, em outras palavras, não se deve prender a detalhes desnecessários. Para uma melhor modelagem, sugere-se a seguinte sequência de execução dos modelos: • • • • • fazer uma análise do sistema a sermodelado e definir os objetivos que se quer alcançar com a simulação; definir o modelo; coletar os dados; construir, verificar e validar o modelo; analisar.

3. Simulação De acordo com Seila [1995], o termo simulação é usualmente empregado para se referir à representação da dinâmica de um objeto ou sistema para análise de alguma atividade deste, considerada muito grande e/ou complexa. Todasimulação se utiliza de um modelo para descrever o comportamento do objeto/sistema, que pode ou não existir e que é geralmente muito maior, custoso e complexo que o modelo. A idéia chave é que a simulação é uma realização alternativa que se aproxima do objeto/sistema e em muitos casos o propósito da simulação é analisar e entender o comportamento deste em função de ações e decisões alternativas. Asimulação é uma metodologia que não é específica para uma área em particular de aplicação, pelo contrário, pode ser aplicada para qualquer objeto/sistema que possa ser devidamente modelado. Ela possui vantagens sobre outras alternativas (como por exemplo a análise matemática que é limitada a um certo número de objetos/sistemas cujo modelo matemático é conhecido). Como algumas de suas vantagens,pode-se citar: a capacidade de analisar modelos de complexidade arbitrária; a geração de resultados quantitativos e qualitativos para os responsáveis pela tomada de decisões; a flexibilidade do arranjo de métodos de simulação que pode ser usado para analisar sistemas estocásticos, etc. Segundo Kelton [1995], a simulação de sistemas pode ser de dois modos: DIDO (entrada determinística – saídadeterminística: “deterministic input and output”) ou RIRO (entrada aleatória - saída aleatória: “random input and output”). Os sistemas que se comportam como o primeiro caso são chamados determinísticos e, não importa quantas vezes sejam simulados, os resultados serão sempre os mesmos. Já os que se assemelham ao segundo são chamados estocásticos e, quando simulados, fornecem uma “distribuição” deresultados onde se pode considerar um intervalo de confiança. A simulação é a ferramenta adequada para se modelar um sistema no qual a variação estatística e a interdependência de seus elementos são tais que a programação linear e outros métodos de otimização não se mostram práticos ou aplicáveis.

4. ProModel ProModel é uma poderosa ferramenta de simulação para modelar todos os tipos de sistemas demanufatura, abrangendo desde pequenos job shops e células de manufatura até produção em grande escala e sistemas de manufatura flexível. O ProModel é um software

1

desenvolvido para Windows com uma interface gráfica intuitiva e orientada a objeto, o que reduz em muito a necessidade de programação. O ProModel permite o trabalho em grupo, possibilitando que diferentes partes do modelo sejam...
tracking img