Socrates

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (809 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Sócrates e a Afirmação da Filosofia.
Entre o período Pré-Socrático e o Socrático (século V a.C.) houve uma grande mudança no pensamento filosófico grego,o teocêntrismo dá espaço aoantopocêntrismo.
O que motivou essa mudanças foram as conquistas gregas,estas fizeram com que surguicem varis classes sociais ,para gerir todas elas foi necessario democratizar a civilização isto implicauma maior participação do povo sendo este o motivo da nova centralização da filodofia.
1.1 Sofistas eo poder da retórica
Os sofistas eram a favor da nova forma de pensar da civilizaçãohelênica, divido a isso descursavam em praça publica que o homem era inteligênte o suficiênte para resolver os problemas que ele propio causa.Como base de seus discursos filosoficos tinham a materialidade , aeste novo discurso foi dado o nome de Retorica.
Estes pensadores foram os primeiros a defenderem a justiça elaborada pelo homem de acordo com as leis de cada grupo sociale sociopolitico.
1.2 Afilosofia e a dialética socática
Sócrates é um adiversario dos sofistas pois não concorda com suas maneiras depensar,Sócrates tinha como base de seus pensamentos o plano espiritual a constantebusca pela virtude ,o bem maior , capaz de resgatar a paz e harmonia social, foi com este pensamento que a Alma entra no pensamento filosofico do ocidente.
2. Platão: Um Disípulo GrabdiosoDepois que Sócrates morre Platão funda uma academia nos fundos de sua casa afastada.com isso consegue destanciar a filosofia do cotidiano egoista e proteger a ciencia.
2.1 Transcendencia e almaPara Platão a alma tem duas caracteristicas:Preexistente e Subsistente.Sendo a mesma dividida em três partes:Logística,Inracívele e Apetecível.É nesta mesma sequencia que a luta entre o bem e o malaconteci dentro do própio ser humano ,a razão luta para vencer e mater um equilibrio ente as paixoes e os vicios.
A alma é a mais importante metafísica na visão platônica pois não recorre a...
tracking img