Curso de letras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (795 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Antonímia
Relação de sentido estabelecida entre dois lexemas que apresentam significados opostos. Segundo Cançado, antonímia continua a significar uma relação semântica de oposição de significadoentre duas palavras, no entanto, nomeia de forma diferente os tipos existentes de antonímia.
Os antônimos são palavras da mesma categoria morfossintática cujos significados se opõem por um sema outraço semântico. Por exemplo, entrar/ sair partilham entre si do sema "movimento, deslocação", mas opõe-se entre si na medida em que entrar implica o traço de "para dentro" enquanto que sair implica otraço de "para fora". Ao nível morfológico, a antonímia pode exprimir-se através de:
Palavras com radicais diferentes: bom/ mau; grande/ pequeno; alto/ baixo; subir/ descer, etc;
Palavras com omesmo radical, cuja oposição é criada por um prefixo de negação: completo/ incompleto; ocupado/ desocupado; feliz/ infeliz; normal/ anormal, etc;
Palavras com o mesmo radical cuja oposição é criadaatravés de prefixos de significados contrários: incluir/ excluir; emigrar/ imigrar; progredir/ regredir, etc.
Consideram-se os seguintes tipos de antonímia:

Antonímia Complementar ou binária: aafirmação de um dos termos implica a negação do outro termo e vice-versa. As proposições construídas com estes lexemas não podem ser ambas verdadeiras, porque a verdade de uma exclui a possibilidadeda outra.
Seguem-se exemplos de lexemas em antonímia complementar:

O cabrito está vivo. / O cabrito está morto.
Este número é par. / Este número é ímpar.
A Susana é solteira. / A Susana écasada.
Ele sabe onde moras. / Ele ignora onde moras.
Algumas vezes, ainda, esses antônimos binários podem se combinar e formar um antônimo complexo de quatro contrastes. Exemplo:
Homem/meninoHomem/mulher
Mulher/menina Menino/me
Antonímia Conversa ou inversa: relação construída a partir de dois pontos de vista diferentes....
tracking img