Trabalhos do curso de letras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2050 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: DISLEXIA
Edna Lopes da Silva Figueiredo, Tatiane Patrícia da Silva Souza.

RESUMO
Este artigo tem por meta mostrar a realidade das escolas, que ainda não estão preparadas para receber alunos disléxicos, uma vez que o professor não teve uma formação acadêmica paratrabalhar com este aluno. A escola não possui recursos didáticos adequados para o aprendizado deles. Nota-se que o diagnóstico precoce pode oferecer ao aluno subsídio para que ele construa perspectivas de sucesso em todos os aspectos de sua vida. O tema merece um pouco de atenção, e tem por base textos como o do Dr. IvánIzquierdo,médico e neurocientista, especialista nos mecanismos da memória,reconhecido internacionalmente.
Palavras-chave: Dislexia. Dificuldade na Aprendizagem. Diagnostico da Dislexia.

ABSTRACT
This articleis aimed atshowing the realityof schoolsthat are not yetprepared to receivedyslexic students, since the teacherdid not haveanacademic backgroundto work withthis student. The schooldoes not haveadequateteaching resourcesfortheir learning. Notethatearly diagnosismayoffer the studentallowance forhim to buildprospects for successin all aspectsof your life. Thesubject deservesa little attention, and is based ontextssuch asDr.IvanIzquierdo, physician andneuroscientist, an expert in the mechanisms ofmemory,recognizedinternationally.
Keywords:Dyslexia. Difficultyin Learning.Diagnosisof Dyslexia.

1- INTRODUÇÃO

"Quando leio, somente escuto o que estou lendo esou incapaz de lembrar da imagem visual da palavra escrita."
ALBERT EINSTEIN

A escola está preparada para receber o aluno disléxico uma vez que o professor não teve uma formação acadêmica para trabalhar com este aluno? A escola não possui recursos didáticos adequados para o aprendizado deles? Nota-se que o diagnóstico precoce pode oferecer ao aluno subsídio para queele construa perspectivas de sucesso em todos os aspectos de sua vida.
Os professores não podem julgar seus alunos como desinteressados ou incapazes de aprender normalmente, os disléxicos são capazes de experimentar dificuldades durante o aprendizado eles têm alterações da sensibilidade acústica a determinados fonemas, isso os levam a serem deficientes na leitura ou na compreensão da palavra oralou escrita.
As escolas deveriam possuir ou oferecer treinamento profissional a seus educadores para lidar com alunos que possuem dificuldades no aprendizado, e junto com pais e técnicos, trabalharem com esses educando de forma que possam ser inseridos na sociedade e não venham a sofrerem nenhum preconceito; e preparar seus alunos para os desafios do mundo e usarem suas aptidões.
O problema depesquisa do presente estudo consistiu em saber de que forma as escolas privada e pública: ESCOLA NOSSA SENHORA DA CONÇEIÇÃO, localizada na rua guaraná, 2QDE11, lt1, Ouro Preto – Olinda/PE, COLÉGIO VIRGEM IMACULADA, localizada na Rua Maria do Carmo Montenegro, 95 - Janga – Paulista/PE, ESCOLA JOÃO PAULO II, localizada na Rua Altinho, 854 – Janga - Paulista/PE e a ESCOLA CLAUDINO LEAL, Localizada naAvenida Potiguar - Cidade Tabajara - Olinda/PE lida com alunos disléxicos.
Será que essas escolas possuem pessoas capacitadas para lidar com alunos disléxicos; quais são as metodologias usadas para trabalhar com eles? Quais são os recursos utilizados pelos educadores?
Pensando nisto, formulam-se as seguintes hipóteses: Ao diagnosticar dislexia ou qualquer outra dificuldade no aprendizado, osprofessores sem ter o conhecimento sobre determinado problema ou assunto, estão cometendo um grande erro que podem causar um mal terrível aos seus alunos.
Todas essas hipóteses serão confirmadas ou não, no final deste projeto, após a pesquisa realizada.
Os métodos utilizados para lidar com crianças disléxicas são pouco praticados e até mesmo desconhecidos por muitos profissionais da área de...
tracking img