Curso de filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (990 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Poder político

| | |
O poder político nas democracias é essencialmente a vontade da maioria através do governante. Não existe poder político nas ditaduras, visto que a força em si é apenasuma das condições e não a causa essencial, portanto num governo totalitário o ato de coacção é aplicado sem visar o bem público.
Antes de impor a ordem, o poder político tem como razão principal,formular essa ordem.
*
* Dentro do âmbito da ciência, o poder político tem causas sociais e psicológicas, que não necessariamente estão isoladas uma da outra, mas que podem interagir entre si.* |
Formação social do poder
*
* Na frente de uma sociedade, para algumas pessoas, o poder político ocasionaria através da força, mas vale ressaltar que a força é apenas uma dascondições.
* O poder pode ser portanto considerado o que dele os homens interpretam como aceitável ou desejável.
* 3 Fases progressivas: poder difuso, poder pessoal e poderinstitucionalizado. Essas fases, não necessariamente se extinguem, podendo retroagirem.
Poder difuso
*
* Nessa fase, não há órgão especializado para emanar o poder, portanto o poder está relacionado àpressões externas como a tradição, o costume e os cultos ou religião.
* Diz-se que o poder é exercido por "ninguém", impondo-se a todos, mas vale ressaltar, que a mulher, o idoso e a criança,muitas vezes esteve numa situação de subordinação ao homem, por ser esse o caçador ou o guerreiro.
O poder personalizado
*
* É aquele conquistado por um órgão específico, quer seja umapessoa ou um grupo destas. Nesta fase, o poder é tido como propriedade do governante e este impõe sua vontade até onde lhe é possível.
* Em um determinado momento da vida em sociedade a qual ohomem está sujeito, surgiria naturalmente uma autoridade, já que o homem perceberia os seus benefícios.
* Um exemplo de poder personalizado pode ser: Em um período de conflitos, ainda no poder...
tracking img