Curiosidades sobre o mexico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1549 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
15 Curiosidades sobre o Mexico

1. A Cidade do México é a capital e a segunda maior cidade das Américas.
2. Chapultepec é um dos maiores parques urbanos do mundo; seu nome significa colina do gafanhoto e abriga o principal zoológico da cidade, muitos museus e um parque de diversões.
3. O Castelo de Chapultepec foi o primeiro castelo construído no continente americano.
4. A áreametropolitana da Cidade do México é uma das maiores e mais populosas do mundo, com uma população estimada em cerca de 20 milhões vivendo na região.
5. A Cidade do México está afundando 20 cm por ano e esse fato preocupa o governo, pois isso torna a capital mexicana muito sujeita a enchentes.
6. O símbolo no centro da bandeira mexicana mostra uma águia comendo uma cobra sobre um cacto.
7.A Universidade Autônoma do México (UNAM) é a mais antiga da América latina: foi fundada em 1551.
8. Apesar da língua oficial ser o espanhol, são faladas 62 línguas indígenas no México, já que a maior parte da população mexicana tem antepassados indígenas (mais da metade é mestiça).
9. As abelhas maias são originárias o México e têm a particularidade de não possuirem ferrão. Na florestaexistem imensas que se alojam nos troncos das árvores
10. A "Basílica da Nossa Senhora de Guadalupe" é o Santuário Católico mais visitado do mundo, com 15 milhões de peregrinos ao ano.
11. Os primeiros povos a cultivar o tomate no mundo foram os Incas e os Astecas no ano de 700 A.C.
12. A culinária mexicana é uma das mais ricas do mundo, embora seja por vezes caracterizada como gordurosa econdimentada. É uma culinária rica em proteínas, vitaminas e minerais.
13. Os mexicanos têm o hábito de colocar pimenta em todos os pratos, inclusive em muitos doces e frutas.
14. O chocolate é originário do México e América Central. Seu nome vem de tchocoatl, um líquido escuro feito com cacau pelos astecas. As sementes do cacau eram usadas como moeda pelos astecas, com cem sementes se comprava umaescrava.
15. Conhecida no mundo todo, a tequila é um destilado feito a partír do sumo de uma planta chamada “agave tequilana” ou mescal.

Fonte: http://pt.shvoong.com/society-and-news/culture/2150467-15-curiosidades-m%C3%A9xico/
Tradições e festividades
Desde os tempos pré-colombianos, as festividades religiosas foram parte fundamental da vida do mexicano. O catolicismo encontrou aqui umaterra fértil e um interessante sincretismo –às vezes impossível de entender– se transformou na quintessência da identidade mexicana.
Perto das datas de carnaval, será uma surpresa encontrar pessoas muito conservadoras dançando para pedir favores aos deuses pré-hispânicos ocultos detrás dos santos católicos. Se você desejar explorar esse tipo de tradições místicas, Tlaxcala e Tepoztlán sãodestinos obrigatórios na sua visita ao México. Você está procurando algo mais liberal? Chiapa de Corzo celebra um desfile onde os homens vestidos de mulheres (chuntas), afastam seus prejuízos e riem de si mesmos..., mas apenas por um dia; não esqueça disso, depois de tudo, o México provinciano conserva um caráter muito conservador.
No mesmo estado, há 30 minutos, o intrépido visitante cultural podeunir-se ao desfile de Ocozocuautla. Experimente os prazeres mais simples e superficiais, temperados com música tropical, que tomam as ruas de Mazatlán, Mérida e Veracruz. Os moradores fazem suas próprias pistas de dança, onde acontecem os carnavais mais renomados do México. Estas celebrações são determinadas pelo calendário lunar.
Tristeza e alegria são lados opostos de uma só tradição namexicaníssima celebração do dia dos mortos. A cada ano, de 30 de outubro até 2 de novembro, levantam-se altares honrando os que faleceram em todos os lares mexicanos. Enfeitados com papel picado e os pratos favoritos do defunto, os altares são visitados pelos familiares mais próximos. No último dia, os cemitérios são cenário de uma grande festa, onde a música, a comida e as orações enchem o ar numa das...
tracking img