Descartes vs kant

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (626 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Rene Descartes (1596-1650) é considerado o instaurador da Filosofia Moderna e pai do pensamento científico moderno. Este pensador de origem francesa, revolucionou a ciência com seu livro Discurso doMétodo, onde estipulou regras e métodos para se obter o conhecimento da verdade.
Através dessa obra, Descartes lançou os pilares da metodologia científica usada até hoje entre os cientistascontemporâneos.
Descartes também causou furor dentro dos círculos religiosos ao defender a dúvida como metodologia para se alcançar o conhecimento.
Para este pensador o primeiro passo para se obter oconhecimento é duvidar, colocar em xeque aquilo que sempre recebeu a fama de ser verdadeiro ou portador de verdade, até mesmo a religião, o cristianismo.
Para este filósofo a razão poderia açambarcartudo, absolutamente tudo se seguisse os métodos expostos em sua; tanto que Descartes dedica uma das partes do seu livro para provar através da lógica desvinculada da fé religiosa – veja com ressalvasessa imparcialidade – a existência de Deus.
Julgo que ficou perceptível que para Descartes não existe limites para a razão, de que ela pode apreender tudo, até mesmo o que está além do físico, ou seja,os conceitos metafísicos.
Descartes foi transformador por pautar todo o conhecimento somente através da razão – ou melhor, ele usa a razão como caminho para se obter o conhecimento – mas, segundooutro pensador, ele equivocou-se em dizer que a razão pode saber de tudo.
Este crítico do modelo epistemológico cartesiano foi o alemão Immanuel Kant.
Kant (1724-1804), filósofo alemão, foi um dosmaiores críticos do modelo metafísico clássico. Com seu ácido livro Crítica a Razão Pura faz uma das maiores crítica ao racionalismo vigente na sua época, que tem suas bases no platonismo e nocartesianismo. Mostrando que a razão da metafísica clássica estava preocupada somente com a especulação da possível existência de conceitos que são frutos apenas do trabalho racional, que fogem da alçada da...
tracking img