Curiosidades sobre a cal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1011 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Cal
Cal virgem (cal ordinária, cal viva ou óxido de cálcio) é um aglomerante aéreo obtido pela queima de rochas calcárias. Existem dois tipos de cal: a cal virgem e a cal hidratada.
A cal virgem é o principal produto da calcinação das rochas carbonatadas cálcicas e cálcio-magnesianas, a mesma pode ser:

· Cal magnesiana: > 90% de CaO
· Cal dolomítica: 65% < Cao < 90%
· Cal calcítica: < 65%de CaO

Fabricação:
Cal virgem ou óxido de cálcio:

O calcário depois de extraído e moído, é submetido em fornos de calcinação a elevadas temperaturas (900-1000°C) para obtenção da cal.

A esta temperatura o gás carbônico presente no calcário se perde e vai para a atmosfera, como mostra a seguinte reação:



Obs.: A cal virgem não pode ser utilizada em argamassas, precisando serhidratada antes da mistura, porém em algumas situações ela pode ser empregada diretamente, como no tratamento de água e esgoto.

Cal hidratada ou hidróxido de cálcio:

A cal virgem sofre adição de água, tornando-se assim hidróxido de cálcio provocando uma significativa elevação da temperatura e forte expansão do material.
Reação:



Endurecimento:

Na reação a seguir(recarbonatação) a cal tende a voltar seu estado original, ou seja, um sólido resistente, representando assim o motivo da utilização de cal hidratada em argamassas.
Quando é adicionada cal na mistura de argamassa, obtém-se uma mistura plástica, como boa aderência e mobilidade. A cal é um excelente incorporador de areia, para que os grãos da mesma fiquem unidos entre si.

Ca(OH) 2 + CO2 = CaCO 3 + H2OCaracterísticas/Propriedades (argamassa com cal):

As principais características são: economia, plasticidade, incorporação de areia, aderência, retenção de água, auto-reconstituição, poder bactericida, elasticidade, resistência a tração e compressão, homogeneidade, durabilidade, ausência de eflorescências e estética e acabamento.

Economia: O preço da cal corresponde a 60% do preçodo cimento. Podemos também afirmar que o mesmo peso de cal representa o dobro do volume de cimento, ou seja, além de ter custo menor que o cimento ela tem uma maior rendimento volumétrico.

Plasticidade: A cal hidratada é mais plástica que as comumente usadas, espalhando-se facilmente em paredes.

Incorporação de areia: Capacidade de unir os grãos de areia entre si.

Aderência: Comprovadopor teste a argamassa com cal apresenta maior aderência.

Retenção de água: A cal é mais fina e ávida por água, por isso á retém por mais tempo.

Auto-reconstituição: A cal junto com a argamassa dá a ela a capacidade de se reconstituir das pequenas fissuras, que aparecem principalmente pelas variações de temperatura.

Poder bactericida: Por causa de seu PH alto, a cal combate formação defungos e bolores, provocados pro fungos e bactérias.

Elasticidade: a cal dá maior elasticidade à argamassa, o que gera maior capacidade de suportar tensões e não trincar.

Resistência a tração: a cal tem maior afinidade com a argamassa e o tijolo, por causa das minúsculas partículas micropulverizadas que penetram totalmente nas reentrâncias dos tijolos, por essa razão obtém-se ligaçõesextremamente fortes.

Resistência a compressão: a resistência a compressão é a características menos importante da cal, já que as cargas que atuam sobre alvenarias e revestimento são baixas.

Homogeneidade: a cal mantém a qualidade constante da argamassa, o que melhora a homogeneidade da mesma e ajuda na economia, pois diminui a necessidade de aglomerantes.
Durabilidade: os trabalhos feitos comargamassa contendo cal têm alta durabilidade.

Ausência de eflorescências: a cal retardada o envelhecimento do revestimento.

Estética e acabamento: qualidade da argamassa com cal proporciona trabalhos de adorno nas paredes, com textura mais lisa e sem trincas, mofos e apodrecimentos, de cor mais clara e pintura duradoura.

Aplicações:

São vários os tipos de aplicações, algumas delas podem...
tracking img