Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1690 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

O tratamento da água é feito em uma Estação de Tratamento de Água (ETA), purificando a água captada para que se torne própria para o consumo. O tratamento consiste num conjunto de procedimentos físicos e químicos envolvendo a coagulação, floculação, flotação, filtração, desinfecção, fluoretação e a correção do PH.
A Estação de Tratamento de água Iraí capta água através dabarragem do Iraí localizada na porção nordeste da região metropolitana de Curitiba/PR. Inaugurada em Junho de 2002, a estação é considerada a maior do Paraná.
Começou a operar em fevereiro de 2002 de forma experimental, produzindo mil litros de água por segundo. Hoje, produz em média 2700 litros/segundo, e estão trabalhando para produzir 3200litros/segundo, porém a vazão de projeto da estação é de4200 litros/segundo.
A visita foi realizada na tarde do dia 24 de julho, com a orientação do profissional Lunardon, onde foi possível conhecer as instalações e aperfeiçoar o aprendizado sobre os processos de tratamento da água.

2. ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA ETA IRAÍ

a. Rio de captação da água: Rio Iraí
b. Vazão de projeto: 4200 L/s
c. Vazão operante: 2700 L/s
Meta:operar com uma vazão de saída igual a 3200 L/s
d. Captação: feita por gravidade a uma distância de 10km da Estação de Tratamento de Água Iraí

3. O PROCESSO

e. Captação

O processo de purificação da água começa com a captação por gravidade da água na barragem do Rio Iraí, onde é armazenanda a um nível constante. Quando a intensidade de chuva aumenta, a barragem é fechada paraque este nível não se altere.
A partir daí, a água segue por um caminho de 10km até chegar na Estação de Tratamento de Água Iraí, localizada na região metropolitana de Curitiba.
Logo na chegada, a água passa por 3 gradeamentos de diferentes vãos retendo sujeiras maiores como galhos, troncos, folhas e até peixes.
Esta água é captada por 3 bombas operando por imersão (sendo 5 bombas no total)que transmitem a água ao início do processo de tratamento. Desta etapa para frente, a água segue por gravidade até a chegada nas estações elevatórias para as quais a ETA Iraí distribui.

f. Purificação

Após a captação, a água passa por uma tubulação de, em média, 1,10m de diâmetro onde é acrescentado sulfato de alumínio e cal, iniciando o processo de purificação.

O sulfato é dosadoautomaticamente através da bomba do diafragma, captado de acordo com a necessidade da água. Em média é consumido 240 toneladas deste produto por semana. Esta quantidade é visivelmente elevada em períodos de chuva, onde a agua do rio passa a apresentar meior nível de sujeira.
O sulfato fica armazenado em quatro tanques de 50m³ cada.
Juntamente com o sulfato, é adicionado a cal. A cal utilizada pararegular o PH da água na ETA Iraí é a geocal, dosada apartir de bombas de acordo com a necessidade da água. A proporção utilizada na ETA Iraí é de 10% de cal para 90% de água.

Após este processo, a água é levada por gravidade para quatro módulos que a distribue aos tanques, onde é realizado o processo de floculação e flotação da água.
No tanque de floculação, é adicionado na água polímeroscoagulantes que possuem o papel de auxilias na aglutinação das partículas em flocos maiores. Estes tanques possuem agitadores capazes de aumentar a aglutinação de colóides, adensando-os sem rompê-los.

A partir daí, seguem para tanques de flotação por ar dissolvido, onde é adicionado a esta água, água saturada (produzida a partir de saturadores de água que fazem a mistura de ar comprimido e água).Este tipo de flotação produz um efluente final de qualidade superior, porém com um custo mais elevado.

O ar da água saturada tem a função de aderir às pastículas de sujeira carregando-as para a superfície, consequentemente a água livre de sujeiras fica no fundo do filtro, onde é canalizada e, uma parte retorna ao processo (fabricando água saturada) e a outra segue para filtros constituídos...
tracking img