Curativos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1999 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina: Sistematização do Cuidar II Prof: Aline Abreu. História tratamento da ferida Antiguidade egípcia (3000 a 2500 a.C.) Curativo (teia de aranha, mel, carne fresca, gema de ovo e outros produtos, com pouca fundamentação científica).

Hipócrates medicina científica- Feridas limpas e secas limpeza com água morna, vinho e vinagre.

Guerra da Criméia (XIX) criada vários tipos decurativos, à base de fibras e linho.

Segunda Guerra Mundial (FINAL 1940)- anti-séptico e agentes tópicos com a ação antimicrobiana e a proteção com coberturas secas. George Winter (1962)- ferida cicatrizaria duas vezes mais rápida se mantida em meio úmido, revolução no conceito de curativos. Facilita a proliferação celular; Previne a desidratação e morte celular; Promove o desbridamento autolítico;Ameniza a dor; ATENÇÃO! O excesso de umidade poderá macerar o tecido, particularmente as margens e periferias das lesões. CONCEITO FERIDA Ferida é uma ruptura na pele, na membrana mucosa ou em qualquer outra estrutura do corpo causada por um agente físico, químico ou biológico.

Curativo Úmido

CLASSIFICAÇÃO DAS FERIDAS: QUANTO ÀS CAUSAS CIRÚRGICA: São feridas intencionais, resultante de umaintervenção cirúrgica.

FERIDAS ULCERATIVAS: São lesões escavadas, resultado de traumatismo ou doenças relacionadas com impedimento do suprimento sanguíneo.

TRAUMATICA: São lesões não intencionais resultam de um trauma inesperado. Exemplo: Lesão violenta.

CLASSIFIÇÕES DAS LESÕES TRAUMATICAS Cortantes São provocadas por agentes cortantes, como faca, bisturi, lâminas, etc. Apresentam-se bordasregulares.

Lacerada É tração (rasgo). As bordas são irregulares. Um exemplo clássico é a mordedura de cão.

Perfurantes São caracterizadas por pequenas aberturas na pele. Há um predomínio da profundidade sobre o comprimento. Exemplos: bala ou ponta de faca

Corto-contusa: O agente não tem corte tão acentuado, sendo que a força do traumatismo é que causa a penetração do instrumento, tendocomo exemplo o machado.

QUEIMADURA: químicos, elétricos ou radioativos. subcutâneo, músculos, tendões e ossos) a (bolha) Primeiro grau (lesão superficial) Destruição ou lesão da epiderme Dolorosa e vermelha

Segundo grau (lesão profunda parcial) Lesão da epiderme e lesão derme mais profunda Dolorosa, vermelha, bolhas e exsudante.

Terceiro grau (lesão da espessura total) Destruição daderme, epiderme, hipoderme e podendo atingir músculos e ossos. Coloração branca, vermelho, marrom ou preta Hipoalgésica.

Queimadura de Quarto Grau É o que denominamos de carbonização, onde há perda total da estrutura e da função morfológica

CLASSIFICAÇÃO DAS FERIDAS: EXTENSÃO DA QUEIMADURA

COMPLICAÇÕES DAS FERIDAS Hemorragia: é a ruptura de vasos sanguíneos, com extravasamento de sangue. Ahemorragia divide-se em interna e externa

.

Deiscência: É quando os pontos da ferida operatória se rompem.

Evisceração: Saída das vísceras para fora da cavidade abdominal.

Fistula: É uma passagem anormal (orifício), entre um órgão e o meio externo, e/ou dois órgãos entre si, devido um agente patológico, acidental ou congênito.

CLASSIFICAÇÕES DAS ÚLCERAS Úlcera por pressão-É uma árealocalizada de necrose celular que tende a se desenvolver quando o tecido mole é comprimido entre uma proeminência óssea e uma superfície dura por um período prolongado de tempo, provocando uma isquemia que pode levar à morte celular. Outros termos freqüentemente usados são úlceras de decúbito, escara, escara de decúbito, porém, por ser a termo – úlcera de pressão (UP). O termo escara deve serutilizado para designar a parte necrótica ou crosta da ferida e não como seu sinônimo.

Manutenção da integridade cutânea responsabilidade do enfermeiro Código de ética dos profissionais de enfermagem. Resolução COFEN 311/2007. Art 12: Assegurar à pessoa, família e a coletividade assistência de enfermagem livre de danos decorrentes de imperícia, negligência ou imprudência. O desenvolvimento da...
tracking img