Estabilizadores, no-breakes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1563 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTABILIZADORES
O estabilizador de tensão é um equipamento eletrônico, que protege cargas sensíveis contra sobtensões e sobretensões. Todos os estabilizadores no Brasil até 3KVA, são regidos pela NBR 14373. Esta norma estabelece que a tensão de entrada pode variar no mínimo 25% e que a saída não pode ultrapassar +/-6%. Além das faixas de tensão de entrada e saída, a norma também determinalimites para temperatura dentre outras exigências.
Foram estabelecidos dois tipos principais de estabilizadores de tensão para potência até 3KVA.
Tipo 1: Estabilizador de tensão para áudio/vídeo/informática.
Tipo 2: Estabilizador de tensão para equipamento eletrodomésticos que usem motores monofásicos. Como geladeira , freezer, maquina de lavar, etc.
A energia da rede fornecida pelasconcessionárias de modo geral apresentam oscilações em sua tensão das mais variadas. A mesma é sensoriada digitalmente, processada no módulo de controle que , por sua vez, comanda o módulo de potência – tiristores- chaves eletrônicas estáticas que atuam sobre o módulo compensador- transformador- corrigindo estas oscilações de modo a fornecer uma tensão estável para a carga que será conectada ao estabilizador.NO-BREAK
Os diferentes tipos de NO-BREAK e seus atributos geralmente causam confusão na indústria dos centros de dados. Por exemplo, a crença generalizada é que existem apenas dois tipos de sistemas NO-BREAK, fundamentalmente o NO-BREAK Standby e o NO-BREAK online. Estes dois termos de uso comum não descrevem corretamente muitos dos sistemas NO-BREAK disponíveis. Muitos dosmal-entendidos com relação aos sistemas NO-BREAK desaparecem assim que são identificados os diferentes tipos de topologias NO-BREAK. A topologia NO-BREAK indica a natureza básica de design. Geralmente, diferentes fornecedores produzem modelos com designs ou topologias similares, mas com características de performance muito diferentes.
Tipos de NO-BREAK
Utiliza-se uma variedade de enfoques de designpara implementar sistemas NO-BREAK, cada um deles com características de performance difenciadas. Os enfoques de design mais comuns são os seguintes:
O NO-BREAK Standby
O NO-BREAK Standby é o mais comum para usar com computadores pessoais. No diagrama ilustrado na Figura 1, a chave de transferência está programada para selecionar a entrada de CA filtrada como fonte de energia primária (circuitocom linha contínua), e comutar para o modo de bateria/ inversor como fonte alternativa caso exista um defeito na fonte primária. Quando isto acontece, a chave de transferência deve comutar a carga para a fonte de energia alternativa de bateria/ inversor (circuito com linha descontínua). O inversor só liga no caso de falta de energia, daí o nome de “Standby” (de reserva). Os principais benefíciosque oferece este design são altos níveis de eficiência, tamanho pequeno e baixo custo. Com um circuito filtrante e de sobretensão adequado, estes sistemas podem ainda oferecer funções apropriadas de filtragem de ruído e supressão de sobretensões.
Figura 1 – NO-BREAK Standby
No-Break Linha Interativa
O sistema No-break Linha Interativa é o design mais frequentemente utilizado por servidores depequenas empresas, web e departamentais. Neste tipo de design, o conversor (inversor) de bateria para a alimentação CA está sempre conectado à saída do sistema No-break. Ao acionar o inversor no sentido inverso em momentos em que a alimentação CA de entrada é normal, a bateria se carrega.
Quando a alimentação de entrada falha, a chave de transferência (swicht de transferência) se abre e o fluxode energia se produz da bateria até a saída do sistema de NO-BREAK.
Com o inversor sempre ativado e conectado à saída, este design oferece um filtro adicional e produz transientes de comutação reduzidas em comparação com a topologia do No-Break Standby.
Figura 2 – No-Break de Linha Interativa

No-Break Standby-Ferro Ressonante
Numa época, o No-Break Standby-Ferro Ressonante era o mais...
tracking img