Pesquisador cearense participa do programa iss earthkam da nasa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1275 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Pesquisador cearense participa de programa ISS EarthKAM da NASA

O sonho de participar de um programa espacial da Nasa se tornou realidade para um cearense apaixonado por Astronomia desde os 14 anos. O pesquisador e astrônomo Valmir Martins de Morais controlou uma câmera digital especial (Nikon D2Xs) montada a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) para fotografar eestudar a Terra a partir de uma perspectiva única: do espaço.

Coordenador da Estação Astronômica PieGise, em Juazeiro do Norte (CE), Valmir realizou a atividade no período de 29 de janeiro a 1° de fevereiro de 2013, utilizando senhas de acesso fornecidos pelo projeto educacional e científico ISS EarthKAM da Nasa

“Em dezembro de 2012, enviei à coordenação da missão EarthKAM uma proposta deuso da câmera instalada na ISS e solicitei minha participação na edição 2013. Em 25 de janeiro, o controle da missão confirmou o ingresso da Estação Astronômica PieGise no programa e enviou 200 códigos para que o controle da câmera pudesse ser feito daqui de Juazeiro do Norte”, comemora.

Foi necessário um treinamento de mais de 10 horas para aprendizado dos procedimentos necessários para aparticipação no projeto. Após o treinamento, o pesquisador acessou o sistema do controle da missão e acompanhou as órbitas da ISS em mapas virtuais do sistema da Nasa. Além disso, analisou imagens infravermelhas da Terra (geradas por satélites) para verificar o período de tempo em que a estação se encontrava melhor posicionada, com o objetivo de obter imagens de regiões sem nuvens. Os dados dos locaisdesejados foram enviados para direcionamento da câmera ao servidor de arquivos na Universidade da Califórnia, em San Diego, na California, nos Estados Unidos.

“Por meio de programadores do Johnson Space Center da Nasa, os dados foram transferidos para o computador na ISS, onde as imagens foram obtidas, digitalizadas e transmitidas da Estação Espacial, em órbita a cerca de 414 km acima dasuperfície da Terra. De lá, foram transmitidas novamente para o controle da missão, que as enviou para mim”, explica. As imagens obtidas comporão acervo que será doado à Universidade Regional do Cariri (Urca) para projetos do curso de Geografia. Já foram disponibilizadas pela Nasa 122 imagens.

O projeto

O projeto ISS EarthKAM (sigla para Earth Knowledge Acquired by Middle school students, ouConhecimento da Terra adquirido por estudantes do ensino médio, em tradução livre) é um programa de extensão educacional da Nasa. Ele é direcionado a estudantes, professores e cientistas que, por meio da Internet, controlam e captam imagens da Terra a partir de uma câmera instalada na ISS.

As imagens são usadas para apoio no ensino e pesquisas de ciências da Terra, ciência espacial, ciênciaambiental, geografia, estudos sociais, matemática, comunicação e até mesmo arte. O projeto é financiado pela Nasa e operado por uma parceria entre a Universidade da Califórnia, Johnson Space Flight Center, Jet Propulsion Laboratory (JPL), em Pasadena, na Califórnia, Technical Education Research Centers (Terc) – uma organização educacional sem fins lucrativos, e Sally Ride Science.

Entidades de 12 paísesparticiparam da missão ISS 13-01 da EarthKAM. Ao todo, 383 instituições puderam controlar a câmera da ISS para obter imagens exclusivas da Terra (relação em https://earthkam.ucsd.edu/mission). No Brasil, apenas a Estação Astronômica coordenada pelo juazeirense, integrou o projeto.

O pesquisador

Valmir Martins já participa de outros programas da Nasa e coordena no Brasil eventosinternacionais de divulgação astronômica, como a World Space Week (Semana Mundial do Espaço) e o concurso "Cassini - Scientist For A Day”, da própria Nasa.

A Estação PieGise, localizada no bairro São Miguel, em Juazeiro do Norte, é uma entidade astronômica sem fins lucrativos. Criada em 2005, suas finalidades principais consistem na realização de pesquisas e observações astronômicas, em colaboração...
tracking img