Culturas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1077 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO METROPOLITANO DE ENSINO - IME
FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS – FAMETRO
CURSO DE TURISMO

1ª FEIRA DE ARTESANATO MUNDIAL

MANAUS
2012




1ªFEIRA DE ARTESANATO MUNDIAL





1ª Feira de Artesanato Mundial

Tenho como objetivo fazer um breve apanhado sobre 1ª feira de artesanato mundial, realizado no dia 06 de setembro, às 20h30min horas realizado no Manaus plazashopping. Na entrada é cobrado um valor simbólico de r$ 5 por pessoa.
O evento reúne 70 estandes com o artesanato de 16 países e de mais de sete estados brasileiros, tendo como promover o intercâmbio entre artesãos e ainda fomentar novos negócios.
E assim iniciando minha visita técnica no stand da cultura de Marrocos,
os lenços bordados a mão são uma da preciosidade da cultura marroquina,assim como os vasos e outros objetos modelos em argila que são delicadamente modelados por artesãos , uma coisa curiosa da cultura dos marroquina é o porque de tantas formas diferentes de enrolar o lenço na cabeça. Cada estilo de modelo representa um povo e raça diferente. Cada peça é única, feita a mão, por ourives, que aprendem a arte dentro da família, é algo que vem de gerações, e muito bonito ahistoria do povo de Marrocos em símbolos regionais, como terrinas de chás, lâmpadas de vários tipos, lustres e lanternas tudo muito bonito e brilhante.
No segundo stand visitado foi da cultura Rússia, que as mastriokas formam parte do artesanato tradicional do talhado de madeira tão típico de centro da planície europeia, pintados com alegres cores, entre que premiam o vermelhoe amarelo, tirar umas de dentro de outras e coloca lá por tamanho é um bom entretenimento para as crianças, além de um formoso adorno para qualquer casa. O artesanato da Rússia oferece mostra impressionante esplêndido locado sobre madeira, em moveis como mesa e escritório, ou pequenas caixas de desenho realmente bonitas, esmaltes de grande qualidade, miniaturas maravilhosas, delicadas porcelanasde acabo perfeito.
No terceiro visitado esta a cultura da Turquia, sendo a cultura turca é muito antiga, tal como se pode constatar, pelos seus costumes, vendem objetos de artesanatos, tapeçaria, roupa, artigos de couro e joias. Os palácios otoman eram decorados com tapeçarias. A tapeçaria turca divide em quatro tipos: de lã, de algodão, de seda, e lã e algodão. Além de mostrar artes locais etrabalhavam as joias decorando artigos de couro, prato, cobre e latão.


Fig:( São as formosas mastriokas).
Fonte: ( Portal Amazonas)

No stand da cultura Japonesa existem umas lindas bonecas, muito tradicionais, as bonecas Koheshi. Essas bonecas são entalhadas, ela amostra de simplicidade, arte e beleza, como todos os objetos da cultura doJapão. Contam que muitos artesãos, dedicados a trabalhar a madeira e que eram conhecidos como kjiive começaram a modelar umas bonecas bem diferentes, como corpo cilíndrico, para vendê-las aos turistas que visitavam a região para conhecer magnificais aguas terminais, e assim as bonecas viraram lembrancinhas obrigatória da cultura japonesa.

FIG: (bonecas kodeshi , da cultura japonesa).
Fonte:(Dylan Castro).

Na cultura da África, os povos africanos faziam seus objetivos de arte utilizando diversos elementos da natureza. Faziam esculturas de marfim, mascaras entalhadas em madeiras e ornamentais em ouro e bronze. Os temas retratados nas obras de arte remetem ao cotidiano, a religião e aos aspectos naturais da região.
Entrando nos artesanatos locais o primeiro estandea ser visitado é do Amazonas. Sendo que o artesanato do Amazonas é rico e variado, com muita influência da cultura indígena, em geral esses elementos da floresta como sementes e cipós, fibras, madeiras ou argila para compor peças em cerâmicas colares, pulseiras, e uma infinidade de outras peças podem ser apreciadas e compradas. O artesanato regional, este diretamente ligado a elementos da...
tracking img