Culturalismo e multicultuarismo: interfaces no processo de comércio exterior

595 palavras 3 páginas
O objetivo desse estudo é refletir sobre a contribuição que o culturalismo e o multiculturalismo têm no processo de comércio exterior e como considerá-los na inserção das empresas em mercados estrangeiros.
O culturalismo impõe um pensamento nas pessoas inseridas em determinada sociedade, acreditando que elas se comportam de maneira parecida diante de situações semelhantes, já o multiculturalismo descreve a existência de mais de uma cultura numa mesma sociedade, sem que nenhuma delas, necessariamente, predomine sobre as outras, aceitando as diferenças entre as pessoas e acreditando que elas possam ter necessidades diferentes.
Hoje, com o mundo globalizado e as empresas cada vez mais buscando mercados além das fronteiras de seus países, não se pode deixar de fazer um estudo sobre a cultura, os costumes e gostos de determinado mercado antes de lançar seus produtos ou serviços.
Para se inserirem em novos mercados, as empresas buscam se interar sobre a necessidade de consumo e satisfação das pessoas de determinada sociedade para terem uma idéia o mais próxima possível dos desejos do consumidor seja ele no mercado local seja em mercados estrangeiros.
Enquanto o multiculturalismo faz a distinção de determinadas classes por questões raciais, culturais e outros fatores a fim de determinar suas necessidades de consumo, o culturalismo tende a acreditar que em uma sociedade as pessoas nela inseridas terão necessidades parecidas e reagirão de forma semelhante a estímulos semelhantes.
Segundo Charles Taylor, autor de Multiculturalismo, Diferença e Democracia, cada individuo tem a sua característica e não deve ser categorizado por sua classe social, racial, crença religiosa ou política, pois para ele, indivíduos diferentes reagem de formas diferentes a situações parecidas. Seguindo essa linha raciocínio, é extremamente difícil atingir exatamente o desejo de cada indivíduo já que com a competição global, além de tentar atender as necessidades cada vez mais diferentes umas das

Relacionados