Cultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1290 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A cultura brasileira (Tarefa 2);

Em grupo, elaborem uma resposta à seguinte questão: é possível dizer que existe uma única cultura brasileira e um único modo de ser brasileiro? Por quê? Justifiquem as respostas.

Não.

O Brasil foi composto por culturas de diversos países, somos um povo misto, um povo multe raça que não tem preconceito com as demais e não poderíamos ter pois fazemos partedelas. Fazemos partes de varias religiões e cantamos varias musicas de vários gêneros. Hoje podemos dizer que carregamos em nós, a educação do branco, inteligência do índio e garra e coragem do negro. E existe sim um jeito único de ser brasileiro, Reconhecendo os nossos problemas, e, apesar dos pesares e dos azares, temos dignidade grandiosa na forma como reagimos em prol de nossos objetivossempre de cabeça erguida, olhando o mundo e impondo nossa presença, contribuindo ao longo da história e desde há muito tempo, para o engrandecimento de todas as áreas de interesse do ser humano.

Após algumas analises percebemos algumas posturas etnocêntrica no que tange a cultura religiosa africana adquirida por alguns brasileiros negros, o candomblé chegou no Brasil trazidos pelos os negros quevieram como escravos da África. Entre eles se destacavam dois grupos: os bantos (que vinham de regiões como o Congo, Angola e Moçambique) e os sudaneses, que vinham da Nigéria e do Benin (e que são os iorubas, ou nagôs, e os jejes). Porém, a religião oficial no Brasil era o catolicismo, trazido pelos brancos, de origem portuguesa. O candomblé - culto africano que se tornou afro-brasileiro - eraencarado como bruxaria. Por isso era proibido e sua prática reprimida pelas autoridades policiais. Assim, os negros passaram a cultuar suas divindades e seguir seus costumes religiosos secretamente. Para disfarçar, identificavam seus deuses com os santos da religião católica. Por exemplo, quando rezavam em sua língua para Santa Bárbara, estavam cultuando Iansã. Quando se dirigiam a Nossa Senhora daConceição, estavam falando com Iemanjá. Esse processo foi chamado de sincretismo religioso. Umbanda No início do século 20, algumas décadas depois da abolição da escravatura no Brasil, originou-se na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro, um culto afro-brasileiro muito importante: a umbanda. Ela incorpora práticas do candomblé, do catolicismo e do espiritismo. É um culto mais brasileiro, mais simplese mais popular, até porque seu idioma é o português e não as línguas ou dialetos africanos. Mas a umbanda também sofreu perseguições. Muitos terreiros foram invadidos pela polícia e os rituais foram proibidos. Podemos citar um caso recente de etnocentrismos contra essa religião Val baiano atacante do flamengo disse em uma entrevista “Falta um pouco de sorte. Tem fase que o atacante chuta em cimada linha e a bola vai para fora. Em outras, chuta errado, a bola bate no goleiro e entra. Confio em Deus. Acho importante rezar e orar. Não gosto de macumba. Se fosse do bem, seria boacumba. Quem sabe jogar água benta nas traves da Gávea” percebe-se com isso a influencia que a cultura religiosa trazida pelo os portugueses tem no Brasil e as posturas etnocêntricas que algumas pessoas ainda têm noque tange cultura religiosa africana.

Os símbolos e heróis brasileiros (Tarefa 3);

Entrevistamos 30 pessoas e perguntamos qual seria o maior herói brasileiro, obtivemos a seguintes respostas, colocamos a escolha dessas pessoas alguns nomes, e o resultado está abaixo hierarquizado.

1. Dom Pedro I. Quando em 1821 seu pai, Dom João VI, resolve voltar a Portugal, o nomeia príncipe regentedo Brasil. Em 9 de janeiro de 1822, ao receber ordens para voltar a Portugal, disse a célebre frase: 'Como é para o bem de todos e felicidade geral da nação, estou pronto, diga ao povo que fico!' e ordenou que nenhuma ordem de Portugal fosse cumprida sem a sua autorização. Já em 7 de setembro de 1822, às margens do Rio Ipiranga, proclamou a independência do Brasil. Nascia aí uma grande nação....
tracking img