Cultura e ideologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1237 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabralho de Sociologia ( Cultura e Ideologia)
Unidade 6 ( Cultura e ideologia)
Capítulo 18 (Dois conceitos e suas definições)

07 de Abril de 2013
Sumário:
1 - Introdução
2 - Desenvolvimento
2.1 - Os significados de cultura
2.2 - Cultura segundo a Antropologia
2.3 - Convivência com a diferença: o etnocentrismo
2.4 - Trocas culturais e culturas híbridas
2.5 - Cultura erudita e culturapopular
2.6 - A ideologia, suas origens e perspectivas
2.7 - A ideologia no cotidiano

1 - Introdução: Em busca de uma breve definição, para os termos ''cultura'' e ''ideologia'', pode-se rapidamente, até mesmo com uma simples folheada no dicionário, concluir como legado de criações e tendências do indivíduo sendo cultura e, conjuto de ideias e ideais sendo ideologia. Mas ambos são muito maiscomplexos, e ocasionam influência direta sobre a sociedade, podendo assim até sugerir uma ligação ou subordinação entre eles.





2.1 - Os significados de cultura: Félix Guaattari, pensador francês interessado nesse tema, reuniu os diferentes significados de ''cultura'' em três grupos, designados cultura-valor, cultura-alma e cultura-mercadoria.
Cultura-valor é o sentido mais antigoe aparece claramente na ideia de ''cultivar o espírito''. É o que permite estabelecer a diferença entre quem tem cultura e quem não tem ou determinar se o indivíduo pertence a um meio culto ou inculto, definido um julgamento de valor sobre essa situação. Nesse grupo inclui-se o uso do termo para identificar, por exemplo, quem tem ou não cultura clássica, artística ou científica.
Cultura-alma éo sinônimo de ''civilização''. Ele expressa a ideia de que todas as pessoas, grupos e povos têm cultura e identidade cultural. Nessea acepção, pode-se falar de cultura negra, cultura chinesa, cultura marginal, etc. Tal expressão presta-se assim aos mais diversos usos por aqueles que querem dar um sentido para a ação dos grupos aos quais pertencem com a intenção de caracterizá-los ouidentificá-los.
Cultura-mercadoria corresponde à ''cultura de massa''. Ele não comporta julgamento de valor, como o primeiro significado, nem delimeração de um território específico, como o segundo. Nessa concepção, cultura compreende bens ou equipamentos como os centros culturais, os cinemas, as bibliotecas , as pessoas que trabalham nesses estabelicimentos, e os conteúdos teóricos e ideológicos de produtoscomo filmes, discos e livros que estão à disposição de quem quer e pode comprá-los, ou seja, que estão disponíveis no mercado.

2.2 - Cultura segundo a Antropologia: O conceito de cultura com frequência é vinculado à Antropologia, como se fosse específico dessa área do conhecimento.
Edward B. Tylor, de acordo com esse autor, cultura é o conjunto complexo de conhecimentos, crenças, arte, morale direito, além de costumes e hábitos adquiridos pelos indivíduos em uma sociedade. Uma definição universalista, ou seja, muito ampla, com a qual se procura expressar a totalidade da vida social humana, a cultura universal.
Já o antropólogo alemão Franz Boas, tinha uma visão particularista. Desmostrou que as diferenças entre os grupos e sociedades humanas eram culturais, e não biológicas. Porisso recusou qualquer generalização que não pudesse ser demostrada por meio da pesquisa concreta.

2.3 - Convivência com a diferença: o etnocentrismo: O etnicentrismo foi um dos responsáveis pela geração de intolerância e preconceito, cultural, religioso, étnico e político, assumindo diferentes expressões no decorrer da história. Em nossos dias ele se manifesta, por exemplo, na ideologiaracista da supremacia do branco sobre o negro ou de uma etnia sobre as outras. Manifesta-se, também, num mundo que é globalizado, na ideia de que a cultura ocidental é superior, e os povos de culturas diferentes devem assumi-la, modificando suas crenças, normas e valores. Essa forma de etocentrismo pode levar a consequências sérias em nossa convivência com os outros e nas relações entre os povos....
tracking img