Cultura e ideologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1905 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cultura e Ideologia
“É comum ouvirmos dizer que um individuo é culto porque fala vários idiomas ou conhece muitas obras de literatura e de arte. Costuma-se dizer, ainda, que uma pessoa não é culta se não domina determinados conhecimentos. Indo além do plano individual, há quem compare diferentes povos e afirme que a cultura de um é mais sofisticada e complexa que a de outro. Esse tipo deavaliação, baseada no senso comim, comporta elementos ideológicos que nos levam a pensar no possível superioridade de alguns indivíduos ou de determinados povos em relação a outros.”
Afinal, o que significam cultura e ideologia, termos tão usados em nosso cotidiano e nas ciências humanas.

Pinhais / PR
Setembro / 2012
Cultura e Ideologia
Os Significados de cultura
O emprego da palavra cultura, nocotidiano, é objeto de estudo de diversas ciências sociais. A cultura (e a arte) não é mais aquele lugar onde negamos ou nos refugiamos das duras realidades da luta pela sobrevivência, isto é, do capital, mas sua mais evidente expressão. Felix Guattari, pensador francês interessado nesse tema, reuniu os diferentes significados de “cultura” em três grupos; cultura-valor, cultura-alma ecultura-mercadoria.
Cultura-valor: Expressa a ideia de que é possível ter ou não ter determinada cultura estabelecendo um julgamento de valor sobre os indivíduos, determinando se eles pertencem a um grupo culto ou inculto.
Cultura-alma: Expressa a ideia de que todas as pessoas, grupos e povos tem uma identidade cultural; é usada para dar sentido à ação dos grupos aos quais pertencemos, caracterizando-os ouclassificando-os.
Cultura-mercadoria: E a chamada "cultura de massa", compreende bens ou equipamentos, assim como conteúdos teóricos e ideológicos de produtos disponíveis no mercado.
Esses três tipos de cultura, diferentes, estão presentes em nossas vidas. Todas trazem uma carga valorativa, dividindo os indivíduos, grupos e povos, entre quem têm cultura e quem não tem entre os que têm umacultura superior e os quem têm uma cultura inferior.
Cultura segundo a Antropologia
O conceito de cultura é vinculado à Antropologia, mas os antropólogos definem esse conceito de diferentes formas usando uma visão universalista para uma particular.
O antropólogo inglês Edward B. Taylor (1832-1917), foi o desenvolvedor de um dos primeiros conceitos, que se trata  de uma definição muito ampla, deacordo com ele, a cultura é um conjunto complexo de conhecimentos, crenças, arte, moral e direito, além de costumes e hábitos adquiridos pelos indivíduos em uma sociedade. Mas ao contrario dele o antropólogo alemão Fraz Boas (1858- 1942) tinha uma visão particularista, demostrando que as diferenças entre grupos e sociedades eras culturais. Outros antropólogos afirmavam que para fazer análisesobjetivas, era preciso buscar a cultura na forma atual, investigando relações entre cultura e personalidade que já tinham caminhos trilhados desde o inicio.
Benedict desenvolveu o padrão cultural, destacando pontos diferentes em cada cultura, em suas pesquisas ele identificou dois grupos extremos, o apolínio (grupo dos mais sensíveis e humildes) e dionisíaco (grupo de ambiciosos e agressivos), mas seriapossível que intermediários de um grupo tivessem traços do outro.
Já Mead, investigou o modo como os indivíduos recebiam os elementos de sua cultura e a maneira que isso formava a sua personalidade. Baseada em suas pesquisas ela afirmou que a diferença de personalidade não está vinculada ao sexo, por exemplo, mas sim na forma como as crianças são educadas.
Lévi- Strauss (1908-2009) teve apreocupação de analisar o que era comum em todas as sociedades. Um dos elementos é a proibição do incesto que é presente em todas as sociedades.
Convivência com a diferença: o etnocentrismo
Há grande dificuldade em aceitar diferenças dentro de uma mesma sociedade ou em sociedades diferentes. Isso ocorre, pois os seres humanos costumam tomar como medida a sua própria sociedade ou grupo para avaliar...
tracking img