Cultura e clima nas microempresas como fator motivacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1575 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS
Bacharelado em Administração de Empresas








Projeto de Pesquisa








CULTURA E CLIMA NAS MICROEMPRESAS COMO FATOR MOTIVACIONAL

























Barbacena, Minas Gerais, Brasil
2013
1 – DEFINIÇÃO DO TEMA-PROBLEMA



O tema em questão não é propriamente um novocampo de estudos na área de administração de empresas, mas sim, um estudo comportamental do indivíduo enquanto profissional, que tem seu rendimento variado de acordo com o nível de motivação influenciado pelo clima e pela cultura dentro da organização formal, sem descartar as influências das organizações informais existentes no mesmo meio.
Pode ser observado dentro das micro e pequenas empresasprivadas percentuais bastantes relevantes de estresse profissional, pedidos de demissão, absenteísmo além de uma grande insatisfação com o trabalho e com o ambiente em que seus colaborados passam grande parte de sua vida. Outro ponto importante é a constante busca de um “emprego melhor”, ou seja, é percebível uma busca, muitas vezes ilusórias, por uma melhor qualidade de vida ao trocar deambiente de trabalho.
Segundo Chiavenato, 2011, Clima Organizacional significa o ambiente psicológico existente na organização em decorrência do estado motivacional das pessoas. Já Cultura Organizacional é o sistema de crenças e valores compartilhados que se desenvolve dentro de uma organização ou dentro de uma subunidade e que guia e orienta o comportamento de seus membros.




2. – HIPÓTESEDiante do tema-problema a hipótese que melhor se apresenta é a falta de conhecimento dos micros e pequenos empresários sobre o nível de satisfação de seus colaboradores relacionado ao clima e a cultura dentro de sua organização, impossibilitando-o de adotar medidas que possam melhorar a qualidade do ambiente proporcionando uma elevação no nível motivacional de toda a equipe detrabalho.





3 - OBJETIVOS


3.1 - Objetivo Geral


O objetivo dessa pesquisa e definir uma metodologia de fácil aplicação para avaliação do clima e da cultura dentro das pequenas organizações, a fim de proporcionar ao micro e pequeno empresário informações relevantes para o crescimento e desenvolvimento de seu empreendimento.


3.2 – Objetivos Específicos


a)Desenvolver um formulário de pesquisa a ser preenchido por membros de organizações que aponte os principais fatores causadores de insatisfação no trabalho;
b) Criar um método de avaliação a partir dos resultados obtidos para medir o nível de satisfação com o ambiente de trabalho;
c) Fornecer ao micro e pequeno empresário dados concretos, a partir da avaliação do nível de satisfação, capaz deorientar-lhe a transformar a cultura e o clima dentro de seu empreendimento de forma eficaz.


4 – JUSTIFICATIVA


A pesquisa em questão se faz necessária devido à falta de conhecimento técnico/teórico de grande parte dos micro e pequenos empresários, ou seja, existe no mercado uma grande quantidade de empresas administradas por métodos empíricos. Assim não utilizam da grande carga deinformações contidas nas milhares de pesquisas e teorias desenvolvidas ao longo dos últimos séculos.
Do ponto de vista social é possível compreender a importância desta pesquisa no que diz respeito a toda uma comunidade: micro e pequenas empresas atuam nas comunidades; cidadãos comuns trabalham nas micro e pequenas empresas; micro e pequenos empresários relacionam-se entre si e sãocidadãos comuns, na maioria dos casos; cidadãos comuns consomem produtos e serviços dessas micro e pequenas empresas existentes em sua comunidade.
Observando as definições acima, observa-se claramente a troca que existe entre os indivíduos de convívio comum e através da pesquisa interna nesses tipos de organizações, identificado os problemas no clima e na cultura das mesmas, serão permitidas...
tracking img