A quem cabe mediar leitura?

Páginas: 3 (541 palavras) Publicado: 24 de fevereiro de 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI
CAMPUS SENADOR HELVÍDIO NUNES DE BARROS - CSHNB
CURSO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO
DICIPLINA: METODOLOGIA CIENTIFICA
PROFESSORA : DANILA GOMES

A quem cabemediar leitura?
Sueli Bortolin

Fernanda Alves Sá
Gabriel Moura

Picos - PI
2013
A autora Sueli Bortolin no referido texto faz levantamento deidéias e argumentações que possam responder a tal questionamento “A quem cabe mediar a leitura?’’. E atráves do termo mediar que significa aquele que media e intervém, Bortolin procura retratar quemseriam esses mediadores ou interventores da leitura.
Levando em conta que os primeiros a estabelecer uma ligação com o indivídio(criança) no mundo seria os familiares(os pais principalmente), estesresponsáveis por motivá-los à leitura. Mas a realidade é bem diferente em nosso país(Brasil), levando em consideração o fato de que as condições econômicas da maioria dos brasileiros não contribui para queestes possam ostentar nem sequer um livro.
A partir dessas condições entra em cena a figura e o papel fundamental da Escola e principalmentedo professor, como sendo este mediador que é encarregadode aproximar o educando da leitura e além disso, este também tem o papel de despertar na leitura algo prazeroso.
Da mesma forma, ocorre com o bibliotecário, sendo que este se encontra em posiçãoprivilegiada, pois além do seu ambiente de trabalho(biblioteca) possibilitar uma maior diversificaçãode leitura, ao contrário do professor que se encontra presso a currículos e avaliações, portanto temuma maior liberdade com os leitores sem que eles se sintam pressionados.
A leitura é um elemento de lazer sastifação, devido ser um dos “únicos’’ instrumento que permite viajar e conhecer diferentesmundos e culturas, é por seu intermédio que o indivídio se mantém informado e torna-se um ser critico, pois “um texto é um jogo de estratégias’’, sendo que “a leitura é o principal aspecto...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • a quem cabe ensinar a leitura e a escrita?
  • A quem cabe ensinar a leitura e a escrita?
  • Mediar leituras para mediar cidadania: novas práticas de língua portuguesa em eja
  • Resenha do texto “A quem cabe ensinar a leitura e a escrita?” (José Carlos de Azeredo)
  • cabe
  • Cabe A
  • CABE A
  • Mediar Conflitos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!