Cultura religiosa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (322 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
EXÚ ZÉ PILINTRA



Este trabalho tem como proposta fazer uma aproximação entre o personagem Zé Pelintra, Exu do panteão umbandista, e o arquétipo do *trickster. A partir de pesquisasbibliográficas foi feito um resgate da história do Malandro Divino, sua origem nordestina e sua chegada à capital federal, na época, o Rio de Janeiro. Conta como se deu sua incorporação à Umbanda. Por fim, vê-seque Zé Pelintra é mais do que simplesmente um trickster e que sua vida acaba servindo de exemplo para milhares de pessoas de origem humilde do nosso país. Entretanto, sua vida foi marcada peloarquétipo do trickster e por essa razão é feita a proposta de que tenhamos essa figura tipicamente brasileira como símbolo de um trickster nacional.

(http://www.rubedo.psc.br/artigosc/pelintra.htm)

*Namitologia, e no estudo do folclore e religião, um trickster é um deus, deusa, espírito, homem, mulher, ou animal antropomórfico que prega peças ou fora isso desobedece regras normais e normas decomportamento.

*A divindade trickster quebra as regras dos deuses ou da natureza, às vezes mal-intencionada (por exemplo, Loki), mas, normalmente, ainda que involuntariamente, em última análise, comefeitos positivos. Frequentemente, a quebra das regras toma a forma de um "truque" (daí o termo, "trickster", que significa "pregador de peças").

Comentário Pessoal:

Conheci essa entidadeespiritual incorporada na matéria de um médium, essa razão me levou a trazer o assunto para o meu trabalho.
Desde que a conheci há mais de 20 anos, sempre presenciei os mesmos fatos, a entidade chega, fuma,bebe uísque e faz axés para ajudar as pessoas, trazendo-lhes paz, encaminhado-as para empregos, e fazendo curas.
Ao contrário do que muitas pessoas comentam, o Exu Zé Pilintra, não é uma entidade quepratica a maldade, apenas vejo isso como comentários maldosos de quem não o conhece.
Percebo que a Religião Afro Brasileira cada vez mais esta se expandindo no Brasil, inclusive já existem...
tracking img