Auditoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 47 (11615 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
AUDITORIA CONTÁBIL

INTRODUÇÃO

Vivemos o momento das auditorias, momento este definido pela necessidade de mais controle e planejamento. As mudanças econômicas, culturais e sociais que atravessam o Brasil, pedem uma mudança no perfil de país reconhecidamente pouco auditado. A oferta de serviços de auditoria hoje é bastante diversificada, inclui desde o tradicional serviço de certificação dasdemonstrações contábeis fundamentado num profundo conhecimento dos negócios do cliente e os riscos aos quais está sujeito, passando por serviços direcionados para empresas de médio e pequeno porte até serviços de auditoria ambiental.
Sendo assim, toda empresa, visando resguardar e salvaguardar seus interesses, constitui, por política, a área de auditoria que tem por finalidade fornecer aosadministradores, em todos os níveis, informações que os auxiliem a controlar as operações e atividades pelas quais são responsáveis. Para tanto, o trabalho estuda a Auditoria contábil que tem como escopo determinar se as demonstrações contábeis da empresa representam adequadamente sua situação financeira, os resultados de suas operações e seus fluxos de caixa, de acordo com os princípios decontabilidade geralmente aceitas. A realização desta pesquisa se dará com informações colhidas em livros, e fontes secundárias como jornais, revistas, livros e, Internet.
A questão principal do estudo é: Qual a importância da Auditoria Contábil para a Empresa? E, para isso apresentamos como hipótese: A auditoria contábil tem a sua importância bem acentuada porque ela determina se todas as receitas, custos edespesas atribuídos a um certo período estão devidamente comprovados e contabilizados, cuidando de avaliar os procedimentos contábeis e verificando a sua autenticidade, a fim de promover a eficiência e a eficácia da organização, evitando irregularidades, fraudes e desvios financeiros.

CAPITULO I - 1. AUDITORIA, CONCEITOS E OBJETIVOS

1.1. Histórico
A palavra Auditoria tem suaorigem no latim, vem de "Audire", que significa ouvir. Segundo Aurélio Buarque de Holanda, auditoria significa:
1. Cargo de auditor.
2. Lugar ou repartição onde o auditor exerce as suas funções.
3. Exame analítico e pericial que segue o desenvolvimento das operações contábeis, desde o início até o balanço; auditagem.
É difícil precisar quando começa a história da auditoria, pois todaa pessoa que possuía a função de verificar a legitimidade dos fatos econômico-financeiros, prestando contas a um superior, pode ser considerada como auditor.
Os imperadores romanos nomeavam altos funcionários que eram encarregados de supervisionar as operações financeiras de seus administradores provinciais e lhes prestar contas verbalmente.
Na França, no século III, osbarões tinham que realizar leitura pública das contas de seus domínios, na presença de funcionários designados pela Coroa.
Na Inglaterra, por ato do Parlamento, o rei Eduardo I dava direito aos barões de nomear seus propostos. Ele próprio mandou verificar as contas do testamento de sua falecida esposa. A aprovação desses auditores é atestada em um documento que constitui um dos primeirosrelatórios de auditoria, denominado "probatur sobre as contas".
No Brasil colonial, tínhamos a figura do juiz colonial, o olho do rei, que era destacado pela Coroa portuguesa para verificar o correto recolhimento dos tributos para o Tesouro, reprimindo e punindo fraudes.
O que podemos notar, em todos esses casos, é que a preocupação desses dirigentes era com a fraude.A Inglaterra, como dominadora dos mares e controladora do comércio mundial, foi quem mais desenvolveu a auditoria, pois possuía grandes companhias de comércio e instituía impostos sobre o lucro dessas empresas.
Mas o grande salto da auditoria ocorreu após a crise econômica americana de 1929. No início dos anos 30, é criado o famoso Comitê May, um grupo de trabalho instituído com a...
tracking img